Casa Viva debate produção, consumo, novas tecnologias e sustentabilidade

 

Casa Modelo sustentável vai servir de base para a discussão e exemplos práticos de como buscar uma vida mais sustentável no dia a dia. Protótipo será doado à Universidade após a realização do CASA VIVA, para se transformar num centro de pesquisas, estudos e ensino.

 

A Economia do Clima, a necessidade de mudanças nos hábitos de consumo da sociedade em busca de uma economia de baixo carbono e a importância do desenvolvimento de novas tecnologias para se atingir a sustentabilidade na construção e na produção industrial vão embasar os três dias do seminário que será realizado durante o evento Casa Viva – Transforme sua Casa num Pedacinho do Planeta, que acontecerá de 26 a 28 de abril próximo, no Campus da PUC-Rio, antecedendo a Rio + 20.
O encontro pretende reunir técnicos, cientistas, empresários, governo, Academia, estudantes, ONGs e outros representantes da sociedade civil para discutir na prática maneiras de se adotar um estilo de vida mais sustentável, além de orientar empresas e profissionais no sentido de integrar as questões ambientais às práticas de gestão. Já confirmaram presença no seminário o pesquisador e professor Carlos Nobre – Secretário de Políticas e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e membro do IPCC da ONU; Samyra Crespo – Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; André Lucena, Coordenador Acadêmico de Mestrado do Programa de Planejamento Energético – COPPE – UFRJ; Fernando Dias Pinto Perrone – Gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética do PROCEL/Eletrobras; Altamirando Fernandes Moraes – Subsecretário Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, entre outros.

 

Para atingir este objetivo, o Casa Viva vai contar com o respaldo de uma casa-conceito sustentável, que está sendo construída no Campus da PUC-RIO para servir de base às atividades programadas durante os três dias de realização do evento. O projeto de construção está a cargo do engenheiro civil José Franco Moraes Neto, diretor técnico da Shintech, parceira da Planeja & Informa Produções, idealizadora do evento, e da Casa Viva Eventos Ambientais, realizadora e organizadora da iniciativa. Iniciativa inédita no Rio de Janeiro, o evento Casa Viva prevê também a realização de oficinas para jovens e adultos (energia solar, eficiência energética, economia de água, captação de água de chuva etc.), além de atividades infantis (oficinas e jogos), envolvendo técnicas de reciclagem, jardinagem, horta caseira etc.
A casa-modelo ecologicamente correta, tanto na construção quanto em seus equipamentos, móveis e utensílios, será batizada como Minha CASAVIVA e tem o propósito de apresentar ao público uma nova maneira de perceber, consumir produtos e equipamentos, além da execução das atividades rotineiras em busca de mais sustentabilidade no dia a dia. Entre as empresas parceiras da CASA VIVA estão a ECOSERVICE, KNAUFF, LP BRASIL, ICOTEMA, ECOTETO, SLOBODA, FERMAQ, DEFRAGOSO, ECOTELHADO, AMBIENTAL SISTEMAS etc.
O projeto será montado no Campus da PUC-RIO e, após o evento, se transformará em um centro de capacitação, estudos e ensino com foco na sustentabilidade, permitindo ainda debates e outras atividades entre empresas, construtores, técnicos, profissionais, estudantes e professores de engenharia, arquitetura e outras áreas ligadas ao setor. Com o término do evento, a casa sustentável deverá ser doada à Universidade, que assumirá a gestão do protótipo para o desenvolvimento das atividades programadas.

 

O que é Casa Viva?

CASA VIVA – Transforme sua casa num pedacinho do planeta chega para preencher uma lacuna real, concreta e importante do atual momento mundial no que tange à sustentabilidade e pretende se posicionar nesta década como um forte indutor de consumo e comportamento com responsabilidade socioambiental.
CASA VIVA conta com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, patrocínio da Petrobras e participação de empresas, entidades e ONGs ligadas ao debate sobre sustentabilidade e consumo sustentável, dos setores produtivos, governo e/ou envolvidos com a área ambiental e de saneamento, construção, transportes, eficiência energética, consumo de água etc.
CASA VIVA busca através de atitudes, simplicidade e, principalmente, novos hábitos de consumo, transformar padrões. CASA VIVA quer mostrar que pessoas comuns podem ser ambientalmente conscientes e responsáveis. CASA VIVA quer transformar a atitude de cada um de nós num pedacinho do planeta.

Visite: www.casavivaconceito.com.br

 

 Redes sociais:

Facebook | Twitter

 

Serviço:

Evento Casa Viva – 26, 27 e 28 de Abril – PUC-Rio – de 10 às 18:30h
R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ

Para se inscrever na Agenda ECODEBATE CASA VIVA, basta solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail inscricao@planejabrasil.com.br ou ligar para o Atendimento ao Participante nos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.