O que é lixo para você? Veja quando o disquete deixa de ser lixo para se transformar em arte

“O Britânico Nick Gentry usa disquetes que recebe de pessoas em todo o mundo como tela para pintar seus quadros. A ‘arte social feita a partir do obsoleto’, como a define em entrevista por e-mail ao Terra, reflete sobre o consumismo advindo dos avanços tecnológicos e sobre como os objetos que são muito usados em um momento podem ser, no seguinte, por causa das novas criações, descartados. – Disquetes velhos viram tela para pinturas de artista

O  descarte é algo que está constantemente próximos a nós hoje em dia, com a constante inovação eletrônica e até mesmo com o consumismo em alta para alguns indivíduos, o faz querer cada vez mais trocar aquela “coisa” que para ele já não serve mais e por aí vai. A questão é que, tudo bem se você pensa assim, mas a forma do descarte é que pode ser diferenciada, é o caso desta matéria, como dito acima, o artista pega aquilo que já não faz mais parte da vida das pessoas, que no caso é o disquete e o transforma em tela para mais uma vez se transformar em arte.

Posso dizer que quando li esta matéria pensei, “Caramba! Está aí, uma arte que pode ser comprada e que no caso o ‘lixo/disquete’ foi reutilizado de uma forma que poderá gerar lucro, sendo na venda do quadro ou até mesmo na exposição”, simplesmente achei genial! Além do mais este quadro poderá ser utilizado, revendido e ter uma vida útil por muito e muito tempo. O que talvez não ocorreria se tivessem dado um destino incorreto para este “resíduo sólido”.

O fato de eu ter me referido ao disquete como lixo, mesmo não estando sujo, jogado no cesto de lixo e afins… É simplesmente pelo fato dele ter sido “descartado e considerado como impróprio para a utilização por alguém”, isto considera-se lixo, já o resíduo sólido ele já abrange mais estas características, como pode ser caracterizado como algo que ainda pode ser reciclado e até mesmo em muitos dos casos reutilizado (como é o caso) ou reparado. Mas e para você… O que é lixo?

Segue abaixo alguns dos quadros do artista:

 

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.