Mais atenção para o seu Lixo

Segundo dicionários, a palavra “lixo” significa resíduo, sujidade, imundice, etc. A civilização humana processa e utiliza materiais da natureza, mas uma parte deles não é aproveitada. Dessa forma, são rejeitados como lixo. Obviamente ele faz tanto mal para a civilização quanto para a natureza.

Existem três métodos para resolver ou amenizar os problemas do acumulo do lixo: reduzi-lo, reutiliza-lo e recicla-lo.

Aquele palito de fósforo inocente que é jogado no chão , aquela bituca de cigarro que voa pela janela de carros e até aquele miolo de maça que por ser orgânico , pensam que vai sumir rapidinho da calçada, cada um deles tem uma história interessante para nos contar.

Em local úmido, o papel leva três  meses para sumir e, em um local seco pode levar muito mais tempo, no caso do jornal pode permanecer intacto por décadas.

No ambiente úmido o fósforo não se decompõe antes de seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano em lugar mais ameno, isso por que o orvalho dificulta a proliferação dos micróbios decompositores e diminuem sua capacidade devoradora.

Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro.

Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até 5 anos.

Certos resíduos podem provocar grandes efeitos negativos na saúde humana. Metais pesados aumentam a incidência de doenças cancerígenas e de intoxicação. A dioxina aumenta a incidência de câncer e, além disso, provoca má formação dos fetos. As partículas metálicas causam e agravam doenças respiratórias. O dióxido de enxofre (SO2) causa e agrava as doenças respiratórias e a irritação das vias respiratórias. O monóxido de carbono (CO) diminui a taxa de transporte de oxigênio no sangue e, no caso extremo, é fatal. Óxidos de nitrogênio diminuem a resistência imunológica, causam irritação das vias respiratórias e agravam as doenças respiratórias.

Sabendo disso é necessário mais atenção com a sua saúde por que o lixo é um assunto sério.

Fernanda Alves

Técnica Ambiental

2 comentários em “Mais atenção para o seu Lixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.