Dicas de o que fazer com seu lixo!

O que fazer com lixo da sua casa? E quais podem ser reciclados ou reaproveitados? Alguns pontos de coleta no país direcionado pra Sao Paulo, porem mesmo você que está longe pode fazer dessas dicas um exercicio diario e descobrir quais pontos existentes na sua cidade!!
Faça o seu lixo transformar em matéria prima limpa, hábitos simples podem transformar o seu lixo em um residuo limpo!
Um exemplo são as caixas tetra park, elas podem ser toda aberta ficando bem fina e compacta e ainda podem ser lavados com água mesmo só pra retirar o restinho que sobra no fundo, dessa maneira você já faz uma limpeza para a pessoa que irá manuzea-la na reciclagem ou até mesmo no aterro diminuindo a quantidade de produção do chorume.
Outro exemplo são as garrafas PET, elas podem ser jogadas sem a tampa.
Sabe o por que? Essa pratica diminui o volume do Aterro Sanitario quando esse residuo não é reciclado, facilitando a compactação no local e fazendo com que  aumente vida útil de cada vala no aterro, fazendo ela durar cada vez mais!

{txtalt}

RESTOS DE COMIDA
O lixo orgânico representa 57% dos rejeitos paulistanos. Quem quiser transformar cascas de frutas e legumes em adubo para plantas pode montar ou comprar uma composteira. Também chamados de minhocários caseiros, esses sistemas têm minhocas vivas que transformam os restos de alimento em compostos orgânicos. Estão à venda nos sites moradadafloresta, lixeiraviva, composteira e minhocasa.

ÓLEO DE COZINHA
Jogado no ralo, 1 litro de óleo de cozinha usado contamina até 20 000 litros de água. Para transformá-lo em sabão, coloque-o em garrafas plásticas e leve para os supermercados Pão de Açúcar. Condomínios podem fazer o mesmo com os galões de 50 litros vendidos, por 30 reais, pela ONG Trevo.

MÓVEIS E ENTULHO
Resíduos de reformas, móveis velhos e restos de poda de árvores com volume de até 1 metro cúbico, que não são grandes a ponto de justificar o aluguel de uma caçamba, devem ser levados a um dos 37 Ecopontos da cidade. A lista completa está no site da Limpurb.


CELULARES, BATERIAS E CARREGADORES

Com a sanção da lei estadual que institui normas para reciclagem e destinação final do lixo eletrônico em São Paulo, as lojas de celulares passaram a ser obrigadas a receber aparelhos usados. Baterias, por exemplo, contêm metais pesados perigosos que não devem ir para aterros. Só as lojas da Vivo reciclaram, no primeiro semestre de 2009, mais de 74 000 itens. As 376 agências dos bancos Real e Santander na cidade, que recolhem celulares, pilhas e baterias, reciclaram 17,8 toneladas no mesmo período.

REMÉDIOS E SERINGAS
Os vidrinhos vazios e bem lavados podem ir para o cesto comum, mas remédios vencidos e seringas usadas devem ser encaminhados para incineração em hospitais e postos de saúde. Para evitar acidentes com os coletores, guarde as seringas em caixas ou embalagens rígidas.

PILHAS E BATERIAS
A coleta de pilhas e baterias começou a ser feita nas lojas da Drogaria São Paulo em 2004. Tudo é reciclado pela empresa Suzaquim, de Suzano. Dois anos depois, surgiu o Programa Papa-Pilhas, dos bancos Real e Santander, que já coletou 56,7 toneladas de pilhas, baterias e celulares.

{txtalt}

LÂMPADAS USADAS
Como contêm mercúrio, um veneno perigoso, em sua composição química, as lâmpadas fluorescentes exigem cuidados especiais ao ser descartadas. Poucas empresas fazem a reciclagem – uma delas é a Apliquim.Tratado, seu vidro pode ser usado em pastilhas e materiais de construção. Caso a lâmpada se quebre, é preciso evitar inalar a substância de seu interior ou tocar nela. Já as lâmpadas incandescentes convencionais podem ir para o fundo dos aterros comuns.ELETROELETRÔNICOS
Com destino ainda indefinido, computadores, televisores e outros equipamentos quebrados não têm um caminho seguro fora dos aterros sanitários. O site lixoeletronico.org lista empresas que aceitam doaçõe dos que funcionam e outras que cobram para reciclar os quebrados.

PNEUS VELHOS
Todos os meses, 12 000 toneladas de pneus sem possibilidade de recauchutagem são coletados para reciclagem na cidade. O Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis da Reciclanip, uma entidade formada pelos fabricantes, transforma-os em materiais como solado de sapato e borracha de vedação. Há uma lista de pontos de coleta no site reciclanip.com.br.

{txtalt}

ISOPORES
Embora ainda tenham baixo valor de mercado e sejam desprezados em algumas cooperativas, os isopores podem ser reutilizados. Inclua-os junto com os plásticos. O tipo EPS (poliestireno expandido), comum em embalagens de eletrônicos, é mais aceito que o XPS (poliestireno extrudado), usado em bandejinhas de alimentos.

Bom exercicio pra todos!!!!!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

8 thoughts on “Dicas de o que fazer com seu lixo!

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • Pingback: Maria Claudia Zucchi

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • Pingback: GUTO SENRA

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • 17 de agosto de 2009 em 19:16
    Permalink

    ótimas dicas…..tbm arranjo destino para o meu lixo…..

  • 26 de agosto de 2009 em 22:29
    Permalink

    Parábens por suas postagens. Ela são esclarecedoras e esta suas indicações são otimas para quem não sabe o que fazer com matérias que podem ser reciclados .
    Bjs
    Luiza

  • 31 de agosto de 2009 em 18:58
    Permalink

    eu estou fazendo um trabalho de o que fazer com o lixo e adorei essas dicas beijos ingrid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.