Cinco capacetes para ciclistas que você vai amar

O capacete para ciclistas não é obrigatório, eu mesma, não uso (por achar um pouco caro e também por lerdeza de não ter comprado quando podia mesmo), mas sei que deveria usar, pois é um acessório muito importante. Abaixo, cinco capacetes que até eu gostaria de tê-los!

Capacete que vibra na direção do obstáculo 

O  Look System (acima) avisa os ciclistas quando um automóvel ou outra ameaça se aproxima da bicicleta. O equipamento emite um sinal vibratório na direção do obstáculo, permitindo que o usuário da bicicleta mude sua trajetória a tempo de evitar um acidente. Aqui em Palmas/TO ele não iria parar de vibrar, com tantas rotatórias e “ameaças”… 😡

O capacete tecnológico foi criado no College of the Art, em São Francisco, nos EUA, e um brasileiro faz parte da equipe que desenvolveu o Look System. Nos testes, o produto apresentou bom desempenho, mas ainda não é comercializado em nenhuma parte do mundo. Ou seja, este ainda não tem como ter.

Capacete de jornais antigos

Pulp Helmet Paper

Este eu já falei aqui no blog. É um dos capacetes mais sustentáveis do mundo é feito apenas com os jornais encontrados nas ruas de Londres. Biodegradável, o equipamento já protege os usuários de um sistema de compartilhamento de bicicletas na capital da Inglaterra, promovido pelo banco Barclays.

Os gastos de produção também são importantes diferenciais deste capacete: assim, cada unidade precisa de pouco mais de três reais para ser elaborada, e o equipamento não utiliza cola ou aditivos artificiais para ficar pronto.

Capacete dobrável

capacete dobravel

A Carrera desenvolveu um capacete dobrável, a fim de fazer com que os ciclistas levem o equipamento de segurança dentro de suas bolsas e mochilas. Além de ser mais prático para as pessoas que andam de bicicleta, o capacete é mais seguro – possuindo tiras unidas por estruturas elásticas, que se adaptam ao formato anatômico de cada cabeça.

O equipamento também permite a entrada de vento, inibindo o aquecimento da cabeça e diminuindo a produção de suor, que pode causar irritações no couro cabeludo e mau cheiro no capacete. O equipamento está disponível em várias cores, no site da marca.

Capacete de papelão reciclado

Feito de papelão reciclado, o Kranium é um capacete criado por um estudante indiano que cumpre com eficiência a função de proteger as pessoas que andam de bicicleta. Isso porque o material reciclado possui ondulações internas capazes de absorver até os impactos mais fortes que podem ocorrer nos acidentes.

Com custos baixos de produção, o equipamento é à prova d’água e resistente ao fogo, e caiu no gosto dos investidores –em breve, o Kranium será comercializado a preços acessíveis para os ciclistas do mundo inteiro.

Capacete que filma por até 2h

Helmet of justice

Apresentado no começo deste ano, o Helmet of Justice (traduzido para Capacete da Justiça) não só protege os ciclistas de acidentes, mas também filma todo o trajeto dos ciclistas. Com sete câmeras apontadas a todas as direções, o equipamento consegue registrar vídeos de até duas horas, e foi planejado para esclarecer os reais motivos dos incidentes com usuários da bike.

A previsão é que o custo inicial do equipamento no mercado chegue a R$ 600, mas, por enquanto, a empresa do Texas que criou o Helmet of Justice tenta licenciar o projeto com outras marcas especializadas.

A maioria ainda não tem nem como obter, mas já vale as dicas, quem sabe uma hora alguns destes chegue ao Brasil com um valor mais em conta e dê para comprar!

Fonte: CicloVivo

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.