Conheça novas tecnologias para viabilizar o biometano no Brasil

Falar sobre as várias oportunidades para desenvolver o biometano no Brasil é relativamente fácil; o grande desafio vem da aplicação de novas tecnologias para realmente alavancar estas oportunidades e mudar a realidade. No ‘Painel Biometano: desafios e oportunidades’ durante o 3o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, organizado pela Cibiogas, Embrapa Suínos e Aves e UCS, Paula Perfeito, Business Development da UBE América Latinaapresentou a inovadora tecnologia de membranas que separa o CO(dióxido de carbono), H2O (água) e H2S (ácido sulfídrico) do CH4 (metano), purificando o biogás e transformando-o em biometano de uma forma mais eficiente.

As principais vantagens das membranas de separação CO2/CH4 da UBE são a alta resistência mecânica, térmica e química, o baixo consumo de energia, a longa vida útil sem manutenção e a pureza do biometano, reduzindo os custos de operação da planta. Outra grande vantagem do material é a alta resistência química ao H2S, podendo trabalhar com concentrações de até 3% (v/v%) na corrente de biogás sem causar danos às fibras. As membranas da UBE também permitem a separação parcial desse gás (H2S) da corrente final de biometano.

“Além disso, está é uma solução modular que facilita o scale-up da planta, gerando uma corrente rica em CO2 e uma rica em metano (chamado de biometano ou gás natural renovável)”, pondera Paula. E completa: “o driving-force da tecnologia de membrana ocorre pelo diferencial de pressão e a UBE desenvolveu módulos que possuem alta permeabilidade e módulos de alta seletividade. A combinação desses dois modelos permite reduzir o número de módulos necessários para um determinado projeto em comparação a projetos mais antigos”.

Com mais de 35 anos de experiência no mercado de membranas de separação de gases, a UBE oferece cinco tipos de membranas indicadas para diversas aplicações, entre elas a separação de CO2/CH4. Esta membrana é composta por fibras ocas produzidas com uma poliimida de alta performance por um processo patenteado pela empresa.

Outro grande diferencial no uso da membrana nesse tipo de processo é que o cliente final consegue operar um equipamento de baixo custo energético, eliminando praticamente toda parte móvel, garantindo manutenção simples e fácil operação. “Com isso, o investimento é reduzido e há economia na operação do equipamento e da planta, não havendo necessidade do uso e tratamento de água e produtos químicos. Falamos de tecnologia eco-friendly e de baixo OPEX (gasto operacional).”

O potencial do biometano no Brasil

Atualmente, o biometano gerado no Brasil vem, essencialmente, de aterros sanitários. A boa notícia é que há três novas plantas em construção que garantirão um aumento de quase 130 mil m3/dia de biometano. Assim, há inúmeras vantagens e oportunidades, em especial no potencial de transformar o biogás e gerar biometano a partir de resíduos industriais e urbanos. Outros pontos positivos são:

·       o biometano é um combustível de baixo nível de emissão de gás de efeito estufa e sua planta pode gerar créditos de carbono;

·       o biometano é uma alternativa ao gás natural especialmente em locais distantes dos gaseodutos existentes hoje.

“Não restam dúvidas que são necessárias novas tecnologias que permitam a maior purificação do gás, tornando o processo economicamente mais viável e garantindo um gás com qualidade adequada”, pontua Paula Perfeito, da UBE. As membranas para upgrade de biogás para biometano cumprem este papel, inclusive em soluções híbridas, que misturam várias técnicas de separação em uma única solução. O importante é que mais projetos de biometano saiam do papel e sejam tecnologicamente e financeiramente viáveis.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.