Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017
Cambará Eco Hotel foi o grande premiado da noite e levou a categoria TOP Sustentabilidade
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), anunciou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017, na noite da última quinta-feira (17/11), no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.
A categoria TOP Sustentabilidade, a de maior destaque prêmio, ficou com o Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), que, antes disso, foi vencedor na categoria Meios de Hospedagem, com o projeto: Sustentabilidade como gestão da empresa. O empreendimento foi premiado com uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para a pós-graduação a distância Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, e um vídeo produzido pelo Ministério do Turismo.
Com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta. Entre algumas de suas contribuições para a sociedade, o hotel prioriza fornecedores locais, contrata e treina moradores da região e imigrantes, patrocina projetos sociais no entorno e participa de entidades promovendo ações para o desenvolvimento socioeconômico do município. Além disso, realiza parcerias com escolas e faculdades, disseminando práticas sustentáveis. Na comunidade local, desenvolve projetos como o de troca de óleo de cozinha por barras de sabão. Também mantém as trilhas na mata nativa de araucárias e já plantou 3 500 mudas de árvores e arbustos nativos.
Confira os vencedores das noite nas outras categorias:
TOP Sustentabilidade
Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)
Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresa – com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.
Agências de Viagem
Vencedor: Flanar Turismo – Uberlândia (MG)
Projeto: De grão em grão – Turismo Sensorial Adaptado para deficientes visuais em Lavouras de Café. Turismo Sensorial no interior de Minas Gerais propõe nova perspectiva para as agências de viagem.
Associados Braztoa
Vencedor: BWT Operadora – Curitiba (PR)
Projeto: Respeite seu Planeta – Verde por dentro e por fora. Campanha de prevenção de câncer, horta comunitária e setor dedicado à pesca são algumas ações da BWT.
Meios de Hospedagem
Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)
Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresa – com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.
Parceiros do Turismo
Vencedor: Sociedade Cultura Artística – Jaraguá do Sul (SC)
Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – Turismo pedagógico. Geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e captação de água da chuva que abastecem a Sociedade Cultura Artística.
Projetos Inovadores
Vencedor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ)
Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – destaca a importância da educação ambiental entre os alunos de Teresópolis.
Todos esses vencedores ganharam uma assessoria educacional realizada por professores do Senac, que terá duração de até quatro horas e poderá ser feita presencialmente, quando em São Paulo, ou à distância, e servirá para auxiliar os ganhadores no aprimoramento de suas iniciativas ou até no planejamento de novas ações e iniciativas sustentáveis.
Nesta edição, o Sebrae (CE) e o La Torre Resort All Inclusive (BA) foram contemplados com uma menção Menção Honrosa.
Para completar, as iniciativas premiadas serão incluídas no mapa Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa & Ministério do Turismo (www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br), ferramenta que também apresenta informações e contatos dos desenvolvedores dos projetos.
Critérios e avaliação:
Para garantir total isenção na avaliação das iniciativas e projetos, a associação teve o privilégio de contar com uma banca de jurados composta por profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e exterior. Os projetos escolhidos foram aqueles que tiveram a capacidade de apresentar resultados mensuráveis no âmbito social, econômico e ecológico.
Confira a lista de jurados da noite:
Alexandre Garrido – ABNT
Caco de Paula – BlogClima21
Helena Costa – UNB (Universidade de Brasília)
Helena Rey – PNUMA/UNEP
Isabel Barnasque – Ministério do Turismo
Jessica Kobayashi – SENAC
Margaret Grantham – Centro de Turismo Alemão
Mariana Aldrigui – USP (Universidade de São Paulo)
Ricardo Serain – Travelport
Ronald Sanabria – Rainforest Alliance
Sofia Gutierrez – OMT
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.
O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.
Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.
Em 2015, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,01 bilhões e embarcaram cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
E eu? Tive a honra de te convidar para o prêmio aqui! 🙂
Parabéns, vocês estão fazendo um mundo melhor para nossas futuras gerações. Um exemplo a seguir. Obrigado.