Desenvolvimento Sustentável

A pouco li um texto, onde o autor alegava ser impossível o desenvolvimento sustentável em um sistema capitalista. De acordo com o mesmo, um capital que depende de investimento para não desvalorizar, nunca pode parar de ser investido. Também diz que devido a grande demanda de investimentos, cada vez há menos alternativas para se investir, obrigando os investidores a migrarem para diversos ramos de giro financeiro.

E voce, o que acha disso? Será realmente possível alcançar uma sociedade sustentável, sendo a mesma diretamente dependente do consumo? Muitos fabricantes associam o termo “sustentável” a sua marca justamente para aumentar as vendas. Porém, independente dos métodos que utilizem para a produção, aumentando as vendas aumenta-se o capital que precisa ser investido. A expanção é inevitável, o que precisamos então, não é de um sistema que cresça, mas sim que se recicle.

Deixe sua opinião sobre isso, comente.

Foto: São Paulo – SP

5 comentários em “Desenvolvimento Sustentável

  • Pingback:Tweets that mention vivoverde » Desenvolvimento Sustentável -- Topsy.com

  • 8 de fevereiro de 2011 em 1:47
    Permalink

    Bom…. tocou na “minha” ferida… odeio a expressão “desenvolvimentos sustentável” e “sustentabilidade” … para início de conversa nada é tão sustentável que não tenha nenhuma falha, principalmente quando se fala em meio ambiente. Tudo que o homem faz … ele deixa rastros e marcas… isto é, impactos ambientais … whatever!

    Mas bem legal você comentar que: “[…] um sistema que … sim que se recicle”

    Sim, acredito muito na reinvenção das formas de fabricação, extração e manuseio das coisas, industriais ou não! ….

  • 8 de fevereiro de 2011 em 11:29
    Permalink

    Talvez faça parte da nossa educação, “O que vamos fazer hoje pink? Dominar o mundo”, é o sonho de muito empreendedor, ser o melhor e maior. E com isso a chance de traçar um caminho mais sustentavel se afasta da realidade.

    Existem esferas tão complicadas de discussão, esses dias alguem comentou sobre a “Educação X Obrigação”, notem que as leis aqui no brasil estão indo para caminhos curiosos.

    A ultima delas foi a lei que obriga a reciclagem do lixo em SC pela populacao, realmente muito simpatica, mas mostra que é preciso obrigar e multar o povo para poder criar a consciencia do lixo. Ou será que isso tudo são apenas interesses de outras empresas em lucrar com isso?

    Singapura tem uma lei contra o chiclete, prisão de até 2 anos aos comerciantes, dizem que é para o bem comum, ja que causavam transtornos em metros e parques, e como uma ação educacional não adiantou, tiveram que criar a lei!

    Ditadura da sustentabilidade ai vamos nós!

  • 10 de março de 2012 em 19:55
    Permalink

    Infelizmente eu penso que o nosso Planeta não suporta mais esse capitalismo, a destruição desenfreada em nome de “crescimento”! Me diz quem é que está disposto a abandonar o computador, a TV, o seu banho de 10 a 15 minutos!?
    Falta a sensibilidade, o querer cuidar, Amar e Zelar pelo bem da Nossa Casa. O nosso PLANETA!
    Se o planeta não suporta, não dá para reinventar mais nada!

  • 20 de novembro de 2015 em 0:21
    Permalink

    Quanto ao relatf3rio acho certo fazer mesmo pois esta prestando cnoats do que vai fazer com o dinheiro arrecadado, o que ne3o se pode e9 tratar uma situae7e3o obrigatf3ria como se fosse algo do outro mundo, e quanto ao post anterior o senhor escreveu que o time penta campee3o ne3o tinha caneludo, quem e9 craque no seu time, mais de verdade, o senhor analisa muito com seu corae7e3o, gostaria que o senhor apontasse um craque. Voces corintianos costuman dar coroa a quem ne3o e9 rei, esta e9 a verdade.Falando se9rio, Julio Cesar, Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Castan, pode ser um bom grupo, e ai o caneludo fica encoberto, mais craque, desculpe-me, seu time ne3o tem nenhum, e agora ne3o estou falando de time, mais craque eu vi jogar, Zico, Falce3o, Luiz Pereira, Pita, Ganso, Ronaldo, Rome1rio, Edmundo, Bebeto, Eder Aleixo, tem algum igual em seu time, ou melhor paecido?Ne3o ne9, ente3o sf3 e9 um bom elenco, mais no geral caneludo, que jogarem e ganharem apanham, o senhor lembra dos carros quebrados ne9. ou ne3o?Forte Abrae7o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.