#DiaMundialdaÁgua – Todo dia é dia de se conscientizar

No último sábado, dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU com um único objetivo: conscientizar as pessoas para a crítica situação que vivemos em relação ao consumo de água e incentivar o reúso e economia.

Uma pesquisa divulgada nesta semana, também pela ONU, mostra que em 16 anos, a população da Terra precisará de 40% mais água do que o que consumimos hoje, mesmo tendo mais de 700 milhões de pessoas no planeta sem acesso à água potável atualmente.

Para contribuir com uma série de ações mundiais para reduzir o consumo de água neste sábado, que tal adotar medidas simples para fazer sua casa, sua vida e sua família mais correta neste quesito?

 

Água: um bem de todos e para todos!
Água: um bem de todos e para todos!

Economizando em casa

Reduzindo seu banho de 15 para 5 minutos, você chega a economizar mais de 90 litros de água. Além disso, você vai notar uma economia de 30% na sua conta. Para os modernos e interessados, já está a venda dois dispositivos que ajudam a poupar água no banho. Um deles é o eco chuveiro, que é um chuveiro manual que possui microesferas de germânio que filtram as impurezas e poupa até 65% em água e energia. É importado, mas você pode comprá-lo pela internet. Outra opção bacana é o um controlador de temperatura de chuveiro que promove economia de água e energia elétrica. Este é vendido no Brasil em casas de material para construção, ou em kits com o chuveiro adequado e outros materiais. O kit custa R$ 215,00 e é um investimento legal para quem quer reduzir as contas, além de economizar água.

Ficar de olho em infiltrações, vazamentos e pias pingando é importante, além de fechar a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes, que também somam pontos nessa luta.

Na cozinha, o ideal é ensaboar a louça toda e enxaguá-la de uma vez. Reutilize a água da máquina de lavar para lavar o quintal ou o carro e aposente a mangueira. Fique de olho em qualquer torneira pingando, pois elas desperdiçam cerca de 45 litros de água em um só dia.

Economizando no trabalho

Leve uma garrafa e suspenda o uso de copos. Quando você se desloca para se hidratar, corre mais riscos de jogar fora metade do conteúdo do copo, o que não acontece com a garrafa. No banheiro, lave as mãos rapidamente e diminua o tempo das descargas, pois elas podem gastar cerca de 20 litros de água em um acionamento.

Papel reciclado também ajuda a economizar água. Sim, você entendeu direito. Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso, além de 10 a 20 árvores, cerca de 10 mil litros de água limpa. Já para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, gastamos 2 mil litros. Uma economia de 8 mil litros de água e todas essas árvores.

Economizando em viagens

Além dos básicos: banho em menos tempo e torneira fechada para fazer a barba e escovar os dentes, há algumas coisinhas que você pode fazer para economizar água durante uma viagem. Os que curtem acampar, escalar ou pescar já conhecem alguns equipamentos bem bacanas que podem ajudar no dia a dia. Mochilas de hidratação, garrafas térmicas e dispositivos que coletam água da chuva são alguns deles e podem ser encontrados em lojas especializadas. Além disso, uma ducha portátil é ótima para dias de sol na praia ou no campo. Como seu dispositivo é restrito a 8 litros, é ideal para tirar a areia e o sal do corpo, ou refrescar rapidamente após um banho de sol. O preço da ducha portátil também é bem acessível, R$ 249,90. Mais um atrativo e tanto.

E ai, sem desculpas para não economizar, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.