#DiadoCerrado – R$ 97mi estão sendo investidos para conservação do bioma no Tocantins

No dia 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. Considerado uma das savanas mais ricas do mundo, está presente em um quarto do território brasileiro e na maior parte do território do Tocantins. O bioma abriga grandes reservas de água subterrânea e é berço da Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia, um dos principais propulsores do desenvolvimento social e econômico do Estado.

Jalapão por Fernando Alves
Jalapão/TO por Fernando Alves

Apesar disso, dados do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama e Ministério do Meio Ambiente – MMA demonstram que nas últimas décadas a redução do Cerrado chegou a quase 50%. A taxa de desmatamento é maior que a dos demais biomas, 0,69% ao ano, e somente 3% do seu território está efetivamente protegido pelas unidades de conservação.

Para conter o avanço da degradação do Cerrado, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semades realiza desde 2010 diversos estudos e projetos financiados por organismos nacionais e internacionais. Dentre eles, o GEF – Cerrado Sustentável, os componentes ambientais do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável e Integrado – PDRIS, o Projeto Cerrado Jalapão, de controle e combate às queimadas, e o Cadastro Ambiental Rural (CAR-TO).

Juntos, os projetos e programas somam cerca de R$ 97 milhões de investimentos que contribuem para redução do desmatamento ilegal e da degradação ambiental do bioma Cerrado no Tocantins. “Estamos trabalhando continuamente com diversas frentes não só para a conservação ambiental e recuperação de áreas degradadas, como também para garantir que o Cerrado seja um aliado para o desenvolvimento sustentável do campo e das cidades do nosso Estado”, disse Rubens Brito, diretor de Meio Ambiente da Semades.

Ações

Reformulação da Política Estadual de Florestal (GEF – Cerrado Sustentável)

Elaboração do Plano Estadual de Florestas (GEF – Cerrado Sustentável)

Implementação do Sistema de Gestão de Unidades de Conservação (GEF – Cerrado Sustentável)

Aquisição de 3 Marruás para auxiliar o combate ao fogo (GEF – Cerrado Sustentável)

Estudos fundiários das unidades de conservação de proteção integral

Estudos para criação de novas unidades de conservação

Estudo do Desmatamento Ilegal no Tocantins – 1998/1999 (PDRIS)

Elaboração do Atlas Solar (PDRIS) – em andamento

Elaboração da Política Estadual do Capim Dourado (PDRIS) – em andamento

Política Estadual de Pagamento Por Serviços Ambientais (PDRIS) – em andamento

Manejo Integrado do Fogo (Cerrado Jalapão) – em andamento

Pastagem Ecológica (Cerrado Jalapão) – em andamento

Sistema de Alerta do Fogo (Cerrado Jalapão) – em andamento

Academia do Fogo (Cerrado Jalapão) – em andamento

Sistema de Comunicação do Parque Estadual do Jalapão (Cerrado Jalapão) – em andamento

Sistema de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR-TO)

Texto: Luiz Melchiades (Ascom/Semades)

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.