Enquanto isto a Amazônia esquenta e as chuvas diminuem

Pois é… ontem (09/09) o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) juntamente com a Vale, disponibilizaram o primeiro de três relatórios sobre as mudanças na Amazônia, com ênfase nos Estados do Maranhão e Pará onde a empresa tem bastante influência.

Neste relatório, os pesquisadores do INPE estudaram a variação do clima e da temperatura em três períodos: 2010-2040, 2041-2070 e 2071-2100.

Foram utilizadas informações de 36 estações pluviométricas e climatológicas espalhadas pela região. O relatório mostra que o clima da região se tornará cada vez mais quente e seco.

No período de 2010-2040, a redução de chuva estimada está entre 5% e 10% e, em 2041-2070, de 10% a 20% entre o leste do Pará e o estado do Maranhão. Com relação à temperatura, pode ficar até 2 oC mais quente na área que abrange o leste do Pará até o Maranhão, entre 2010-2040, e até 4 oC mais quente no período de 2041-2070.

As reduções de precipitação nas áreas leste do Pará e norte do Maranhão podem variar entre 40% e 60% no cenário A2 (mais pessimista) e entre 20 e 40% no cenário B2 (mais otimista), no período de 2071-2100. Já a temperatura, deve aumentar em toda a região leste do Pará até o Nordeste, chegando até 7 °C nas regiões do leste da Amazônia e no norte do Maranhão no cenário A2, sendo o aquecimento menor (até 4 °C) no cenário B2.

Mas os modelos que são utilizados, podem possuir um grau de incerteza e esta aumenta quando se avalia com mais detalhamento, o que ao meu ver não diminui em nada as preocupações com a Amazônia! Afinal de contas, o objetivo dos relatórios é elevar o nível de conhecimento em relação aos impactos do aquecimento global nestas regiões.

Daiane Santana

Mais informações clique aqui.
______________

Sugestões: daianeea@gmail.com
Grata.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.