Green Technology (Tecnologia Verde)

Bom, primeiramente meu nome é Vitor Santos (@designvs), novo colunista da área de Tecnologia Verde, e estarei redigindo posts sobre o assunto. Trabalho com Fotografia e Internet a mais de 5 anos e tenho domínio de ferramentas como Photoshop / Illustrator / Indesign. Gostei muito do projeto do site VivoVerde e  Agradeço a Daiane (@DaianeVV) por me dar essa chance de mostrar que a Tecnologia pode ficar “mais verde”.

Não precisamos ser muito ligados em notícias para saber que a Terra precisa muito de nossa ajuda e anda mal das pernas, a crise ambiental se definha a cada novo dia.

É importante que saibamos que somos nós, os seres humanos grandes responsáveis por toda essa degradação que acontece. Seremos nós que decidiremos o que deixar para nossas futuras gerações.

A Tecnologia é um dos grandes responsáveis pelo consumo dos recursos naturais da Terra, além da energia que é consumida durante toda a trajetória de produção, sem contar no desperdício da energia em muitos aparelhos eletrônicos.

Existem várias maneiras que, por mais que sejam pequenas, fazem uma grande diferença. O que é o caso do “Google Preto” site que, segundo pesquisas, faz com que em um ano sejam economizados no mundo todo 3 Mil MWh (Megawatt hora), quantidade suficiente para abastercer durante um mês uma cidade de 100 mil habitantes.


Outra maneira, são computadores ecológicos, que é o caso da linha EcoBook da Asus que apresenta bambu em seu revestimento. Além disso, o bambu é ecologicamente mais correto do que o couro utilizado normalmente para revestir alguns notebooks.


Com todo o sucesso que o iPhone fez, não demoraria para que a Apple se preocupasse com o meio ambiente, hoje, todos os aparelhos eletrônicos que eles anunciam no site tem um relatório de conformidade ambiental. O iPhone por exemplo não utilizou PVC na composição, telas LCD sem mercúrio e tela de vidro sem arsênico e a embalagem é feita de material reciclável.

Algumas coisas estão longe de se tornarem realidade, mais são ótimas ideias e que contribuem demais com a preservação do planeta Terra. Não pense só em si mesmo, pense Verde.

Referencias: Asus Ecobook /  Apple iPhone /  “Google Preto”

2 comentários em “Green Technology (Tecnologia Verde)

  • 30 de janeiro de 2011 em 16:25
    Permalink

    Bom se varias empresas pensassem assim. Mais falta tambem apoio do governo e falta de fiscalização

  • 30 de janeiro de 2011 em 16:26
    Permalink

    Boa, sem falar que tenho um Asus desse!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.