Investimentos no saneamento urbano e rural tem balanço positivo no primeiro semestre de 2019
Foram aplicados mais de R$ 500 mil para melhorar os serviços de abastecimento de água nos municípios atendidos pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS)
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins
O primeiro semestre deste ano foi marcado por importantes conquistas para o saneamento básico do Tocantins. Nos municípios onde a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) atua, uma série de investimentos foi aplicado para melhorar os serviços de abastecimento de água. E além do serviço operacional ter sido reestruturado com uma nova logística de trabalho, a comunicação entre a Agência e os clientes se tornou muito mais eficiente.
Através do whatsapp, 0800 e agência virtual com chat on-line, os clientes têm respostas imediatas as suas demandas. O presidente da ATS, Romis Alberto, destaca outras conquistas que também foram efetivadas, como o retorno das obras dos Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) na zona rural em parceria com o governo federal.
“Foi um semestre desafiante, estamos conseguindo com a junção de forças melhorar as condições operacionais e comerciais das nossas unidades”, informou o presidente.
Ações nos municípios
Para executar melhorias operacionais foram aplicados mais de R$ 500 mil nestes primeiros meses de 2019. Dentre os municípios que foram beneficiados estão: Muricilândia e Riachinho, Tupiratins, Brasilândia do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Marianópolis, Novo Acordo, Tocantínia, Brejinho de Nazaré, Conceição do Tocantins, Ipueiras, Bandeirantes do Tocantins, Pugmil e Pau d’Arco.
Foram realizadas melhorias na estrutura de reservatórios e troca de bombas; ativação de Poço Tubular Profundo (PTP); manutenção e melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA); extensão de rede, limpeza e reforma de escritórios; instalação de novos reservatórios.
Serão investidos ainda R$ 2 milhões para compra de bombas reservas. O processo licitatório já está em fase final e deve ser concluído em breve. Com estoque de bombas disponível, a ATS ira reduzir significativamente o tempo gasto para solucionar problemas de desabastecimento.
Retorno de obras do programa Água para Todos
A ATS firmou convênio com o Ministério da Integração Nacional, atual Ministério do Desenvolvimento Regional, que contempla a execução de Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) em comunidades rurais. Os sistemas consistem na perfuração de PTP, implantação de captação com bomba submersa, clorador de pastilhas para tratamento da água, reservatório de 10 mil litros e rede de distribuição de aproximadamente 1,6 metros de extensão.
Nesse semestre, foram realizadas as perfurações de 15 poços, totalizando um investimento de mais R$ 900 mil. Foram beneficiadas as comunidades nos Projetos de Assentamentos (PA) Córrego Fundo, Força da Esperança, Santo Antonio (Principado), São Bento I e Terra Vermelha no município de Monte do Carmo; PA Progresso, PA Santa Tereza e PA Santo Onofre em Ponte Alta do Tocantins; PA Bananal e PA São José I em Peixe; Natividade, PA Jacubinha; Couto Magalhães, PA Campo da Missa; Carmolândia, PA Barra Bonita; Piraquê, PA Tucumirim; e em Pau D’Arco, PA Filadélfia.
Atendimento
Desde abril, os municípios atendidos pela ATS passaram a contar com importantes serviços comerciais que ampliaram o alcance e tornou mais eficiente a comunicação com atendimento via whatsapp, Agência Virtual e 0800.
Na Agência Virtual, o cliente pode acessar a segunda via de contas, consultar débitos, consumos, protocolos, atualização de cadastro e solicitação de serviços emergenciais para conserto de vazamentos e desobstrução de bueiros. O novo software comercial é mais robusto e preparado para suprir as necessidades dos clientes.
Os serviços de medição e entrega de contas também passaram por um processo de transformação. As leituras estão sendo executadas com a utilização de smartphones, o que permite um acompanhamento on-line das leituras. Em caso de diferença de leituras ou ocorrências em campo podem ser registradas fotos e anexadas em ordens de serviços. Esses processos permitem maior transparência e confiabilidade dos serviços executados.
Ainda estão sendo executados planos de ação para recuperação de ligações cortadas, vistorias, identificação de vazamentos e melhoria das informações cadastrais dos clientes. Com mais qualidade, esses novos procedimentos permitem maior proximidade com os clientes.
Outro importante avanço deste período, é que os escritórios de atendimento presencial estão ganhando novos mobiliários e passando por um processo de informatização com tecnologia de ponta.