My Tracks – Minhas trilhas: aplicativo android armazena as informações de suas trilhas

Um dia destes o amigo @stefanohenrique me perguntou quanto eu andava de bicicleta por dia e eu não soube responder, vendo isto ele me deu uma ótima dica, é o Minhas trilhas ou mais conhecido como My Tracks, que é um aplicativo android que tem como descrição:

Grave e partilhe os seus trajetos GPS com o Minhas Trilhas. Use o Minhas Trilhas quando corre, anda de bicicleta, faz caminhada ou qualquer outra atividade ao ar livre. A aplicação utiliza o sensor do GPS no seu telefone para registar o caminho percorrido. Além disso regista também estatísticas úteis, como tempo, velocidade e altitude. Pode analisar todos estes dados ao vivo ou guardá-los para os utilizar mais tarde. Durante o percurso, pode marcar pontos de referência relevantes e pode pedir para ouvir anúncios de voz automáticos sobre o seu progresso.

Faça o Download ou acesse o Play Store via celular.

Demorei um pouco para realmente usar e para o teste acabei que nem fiz do percurso inteiro, fiz de um ponto qualquer até chegar em minha casa, o resultado foi o seguinte:

 

Clique no link Planilha do Teste hotel – casa que disponibilizei esta planilha na web.

Foi muito fácil para gravar a trilha, precisei apenas “ligar” o GPS do celular, clicar no menu e pedir para iniciar a gravação (gravar trilha). Ao chegar em casa demorei um pouquinho para me lembrar que eu precisava parar, o que complicou no tempo, mas a tabela apresenta o período de movimento e o tempo total. Assim que me lembrei de parar o percurso e pude encaminhar os dados para o meu Google Docs (como visto na imagem acima) e também para outros recursos como o Google Maps e Google Fusion Tables (que eu não sei muito bem o que é).

Liguei meu notebook e acessei meu Google Docs e lá estava ele, com todas as informações, além disto as trilhas ficam gravadas no celular também, bem legal. Abri a imagem do Google Maps (foto acima) e pude também compartilhar nas redes sociais. Para as pessoas que fazem as trilhas/percursos como esporte e precisam de uma precisão de informações para comparação, é uma boa dica.

Mais informações e como utilizar, assista ao vídeo abaixo:

 

Fica aqui meu compromisso em marcar a minha trilha completa da casa ao trabalho, mas aí eu coloco aqui um “update” (rs). Um outro compromisso é o de filmar este percurso, eu vou conseguir!! Espero que tenham gostado da dica e se alguém já o utilizar, por favor comente o que acha e se possível até nos mostre algumas de suas trilhas!

[Update]

Segue a imagem abaixo do meu percurso completo (considerando que comecei a marcar do ponto de ônibus próximo a minha casa) até o meu trabalho e também as informações de tempo e distância na tabela. Muito rápido mesmo e a distância é menor do que até eu mesma imaginava (rs).

Tempo total? 10:46 minutos

Distância: 2,75 quilômetros

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

3 comentários em “My Tracks – Minhas trilhas: aplicativo android armazena as informações de suas trilhas

  • 12 de março de 2012 em 22:50
    Permalink

    Esse aplicativo é bem bacana! Para quem gosta de caminhar, correr ou andar de bicicleta como esporte também é bem válido. Acho que vale a pena baixar e, pelo menos, experimentar para saber como é e se a atividade está mesmo fazendo efeito (porque geralmente temos uma impressão daquilo que fazemos, não? Assim, com dados, fica difícil discutir).

  • 13 de março de 2012 em 9:14
    Permalink

    Justamente isto que percebi Rafaela, a minha primeira observação foi justamente o tamanho de meu percurso, sou péssima para este tipo de cálculo e me surpreendi com o resultado de 2,75 km de distância, pelos meus cálculos eu achava que fosse bem maior o trajeto, mas eu gostei muito mesmo, vai ser de grande valia para eu conhecer das minhas rotinas (rs) e horários.

  • 2 de março de 2013 em 9:47
    Permalink

    É isso aí Daiane.

    Eu estou usando esse aplicativo já ha alguns meses quando saio de bike por aí e achei bem bacana.
    realmente ele, juntamente do ciclocomputador nos dá uma noção mais exata do que a gente ta fazendo.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.