O boicote internacional aos alimentos do Brasil já começou

Photo by Pixabay from Pexels

Uma rede sueca de supermercados anunciou nesta quarta-feira (5) um boicote a todos os produtos do Brasil, em consequência da liberação recorde de novos agrotóxicos pelo governo brasileiro (assista ao vídeo abaixo).

De acordo com o site francês de notícias RFI, a Paradiset, que é maior rede de produtos orgânicos da Escandinávia, já retirou de suas prateleiras quatro diferentes tipos de melão, melancia, papaia, limão, manga, água de coco e duas marcas de café, além de uma barra de chocolate que contém 76% de cacau brasileiro em sua composição.

Segundo a Anvisa, desde o início do ano já foram autorizados 197 novos agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura, dos quais 26% são atualmente proibidos na União Europeia, em razão dos riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

“Nós decidimos banir todos os alimentos do Brasil até que o presidente Jair Bolsonaro pare sua política louca de permissão de uso de pesticidas quase de forma livre. Isso precisa parar”.

disse o Presidente do grupo Paradiset, Johannes Cullberg

Devido o ritmo acelerado de liberação de agrotóxicos no país, Johannes Cullber convida outras empresas que compram alimentos do Brasil, também possam aderir ao boicote.

“Nós fazemos uma apelo para que todas as redes de supermercados parem de comprar produtos do Brasil até que isso mude”.

convocou o CEO

Os dados mais recentes do Ibama, que são do ano de 2017, apontam que o Brasil consumiu naquele ano 539,9 mil toneladas de agrotóxicos, à base de 329 princípios ativos. A lista de agrotóxicos aguardando liberação no Brasil tem hoje cerca de 1.000 pedidos.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.