Uma breve introdução às mudanças climáticas

Foto: Google Imagens

Falar de mudança climática para muitos é complicado, um tema cheio de nomes e conceitos estranhos, mas que ao longo dos textos que iremos publicar nesta coluna, vamos transformá-los e deixá-los os mais simples possíveis.

Sentimos todos os dias os efeitos dessa mudança e temos visto cada vez mais jornais, cientistas, artistas e ambientalistas abordarem esse tema com grande preocupação.

Para começarmos a entender melhor, vamos conceituar mudança climática ou  aquecimento global:

É o aumento da temperatura da terra e da camada de ar próximo a superfície terrestre. 

Há um  processo natural em resfriar e aquecer a terra graças ao efeito estufa (fenômeno natural que faz a temperatura da terra seja favorável à vida humana, desde que esteja numa determinada faixa).

Para muitos cientistas a relação meio ambiente e homem, teve seu declínio desde a Revolução Industrial com o aumento da produção industrial e consequentemente o lançando de mais dióxido de carbono(principal gás do efeito estufa) na atmosfera. Aliado as industrias os desmatamentos, decomposição de lixo e animais mortos também contribuem de forma significativa para o aquecimento global.

A implicação disso é o derretimento das calotas polares, fazendo com que cidades litorâneas fiquem submersas, chuvas mais intensas em várias regiões do Brasil causando inundações mais fortes e períodos de secas mais severos.

No mundo uma nova categoria de refugiados foi criado, os chamados Refugiados Climáticos, conceito que ainda não foi aprovado pela Organizações das Nações Unidas – ONU, mas utilizado por cientistas.

Tudo no planeta está interligado, podemos citar aqui a relação de “Floresta, Vento, Chuva, Acre, São Paulo, Água e Dengue”, como também uma consequência dos efeitos da mudança climática, mas isso deixaremos para o próximo texto.

Bruno Pacífico

Bruno Pacífico falará sobre mudanças climáticaas como você nunca viu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.