O crescimento de Palmas/TO visto do espaço
É melhor dizer assim: a cidade que eu escolhi para ser minha de coração! É, minha Palmas/TO vista do espaço, o mais impressionante é a formação do lago e claro, a cidade, que se forma tão rápido.
Nisto o site ((o)) Eco trouxe um belíssimo compilado de imagens, que pode ser vista abaixo:
“A construção de Palmas, capital do estado do Tocantins, começou no dia 20 de maio de 1989 com o lançamento da pedra fundamental da cidade. No mesmo dia a primeira avenida já era aberta por um trator. Entre os anos de 2000 e 2010 apresentou a maior taxa média de crescimento anual de população, e segundo o IBGE já tinha 242.070 habitantes em 2012.”
“O que faz de Palmas objeto desta coluna é que, ao contrário de outras capitais brasileiras, o seu crescimento desde a fundação pode ser acompanhado através dos satélites do programa Landsat. Na animação abaixo é possível ver, em uma imagem de 1987, a região antes da construção da cidade. Alguns anos depois, em 1990, as primeiras ruas e avenidas já podem ser vistas cortando o cerrado brasileiro. Em 2004 o lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Lajeado, localizada a pouco mais de 54 km ao norte da cidade, faz com que o Rio Tocantins se aproxime de Palmas.”
[UPDATE]
Vale a dica do amigo Carlos Ferrari, o site: https://earthengine.google.org/#intro/Amazon
No qual você consegue ver estas imagens de satélite ano a ano do planeta inteiro, neste link, a Amazônia de 1984 a 2012. Dá para ver outras localidades, é só direcionar o marcador. Divirta-se!!
MUITO BACANA!!!
TENTEI COPIAR AS IMAGENS EM SEUS PERÍODOS RETRATADOS, MAS NÃO FOI POSSÍVEL EM SUAS VARIÁVEIS. DE TODA MANEIRA, MUITO VÁLIDO!
PARABÉNS!!!