O grande erro da Hora do Planeta

 

topohdplaneta Poderia estar dando pulos de alegria agora, mas não, neste último sábado ocorreu a Hora do Planeta, este ano nem dei tanta ênfase pois a mídia e as redes sociais já se encarregaram disto, com certeza muitas pessoas não ficaram sabendo do ocorrido, mas creio que não os que visitam o meu blog (>.<)

Neste mesmo sábado, fiz como o figurino manda, tirei fotos e registrei o momento, percebi pessoas que não sabiam nem o que estava acontecendo, tudo muito normal até então, percebi pessoas que zombavam no twitter só para se aparecer, achava ridículo, sou do tipo, “não gosta? então fica quieto”!

 

Como disse, e você leitor pode perceber, eu fiquei só de olho na reação das pessoas, na quantidade de pessoas que adeririam, em quais locais e quem aderiu. Vi que uma boa parte de pessoas que vem aqui no blog não viu problemas em participar, outras disseram firmemente que não participariam, achei certo da parte destas, afinal isto faz quem quer.

Para ser bem sincera, sou da galera que pensa que movimentos como estes vem para abrir os olhos de quem por 365 dias do ano nem se importam por causas desta forma. Hoje passeando pelo Blog do Judão, li uma matéria que eu tirei o chapéu, quem postou deixou bem claro suas atitudes a favor do meio ambiente e que estava de saco cheio de falarem da Hora do Planeta, de certo modo eu não tiro a sua razão.

[…] muito mais vale você não dar a mínima pra tal da Hora do Planeta mas nos outros 364 dias e nas outras 8759 horas do ano fazer por onde e ter uma postura consciente […]

Sim, é bem por ai mesmo, não adiantaria nada eu ficar aqui no blog falando para vocês.. “Ei coleguinhas, vamos nos unir e participar da campanha!” .. todos participarem e no outro dia, voltar a esquecer tudo que se foi feito. Há quem espere que a Hora do Planeta seja um momento de se economizar energia [ERRADO], o momento é de conscientização, esta como o nome já diz é para mudar uma ideologia, fazer uma mudança em hábitos que não são favoráveis ao meio ambiente, no caso a campanha prega também de certa forma uma economia de energia, atenção as mudanças climáticas etc., mas isto vai e é para ir muito mais além disto. O Blog Não Salvo fez até um brincadeira post revelando as estatísticas da campanha neste ano.

horadoplaneta1

Vejam que os números de participantes são altos, se todos que apagaram a luz tivesse a consciência de que o planeta espera que a Hora do Planeta seja todo dia, aí sim eu esperaria muito mais de certas campanhas e principalmente de quem critica, de quem ajuda… de todos.

Não estou aqui para reclamar de ninguém e nem para denigrir esta campanha, na verdade estou aqui para abrir os olhos de quem não entende de nada ou até mesmo das pessoas que acham que estão sendo enganados. Movimentos iguais a estes devem ser promovidos sempre, mas devem ser explicados a população. Creio que este seja o meu papel…

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

16 comentários em “O grande erro da Hora do Planeta

  • Pingback:Adla Fayad

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:EcoZilla

  • Pingback:Renan Ishin

  • 29 de março de 2010 em 2:11
    Permalink

    parabéns pelo post.

  • Pingback:Diogo Del Gaudio

  • 29 de março de 2010 em 2:18
    Permalink

    Acho que isso não deveria ser um evento, mais como citado, um hábito!

  • Pingback:Henrique Mard

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:ricardocarreon

  • 29 de março de 2010 em 11:18
    Permalink

    A Hora do Planeta, assim como a Xixi No Banho, A Exterminadores do Futuro e outras tantas campanhas das grandes ONG’s são como vc disse: CONSCIENTIZADORAS! Nada mais, nada menos que isso. Simples assim.

    E fico feliz pelo aumento no número de pessoas que aderiram à HdP. Mas que fique claro o objetivo da mesma…

    Bjs moça!

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • 30 de março de 2010 em 5:45
    Permalink

    Concordo e nem tenho muito a acrescentar. De nada adianta participar de uma campanha dessa e no dia seguinte (ou até no mesmo dia) estar fazendo coisas que prejudiquem o meio ambiente. O ‘fazer’ não ta no tamanho da campanha, e sim no tamanho da conscientização!

  • 1 de abril de 2010 em 20:09
    Permalink

    Eu estava bebendo antes, durante e depois do Capitão Planeta. Serei um inimigo da humanidade? O bar não apagou as luzes…. logo…

  • 26 de setembro de 2011 em 15:18
    Permalink

    What I find so interetisng is you could never find this anywhere else.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.