Onde está a educação ambiental da Campus Party 2012?

O maior evento de tecnologia do mundo é realizado aqui no Brasil, para a felicidade de muitos… Cheguei esta manhã aqui e como das outras vezes que pude vir a ansiedade e a felicidade não foram menores, muita gente, muita informação, muita criatividade e o principal, todas (ou boa parte) das pessoas que estão aqui procuram compartilhar as mesmas coisas (entenda como quiser).

Mas o que quero chamar a atenção nesta matéria é em relação a educação ambiental dentro da Campus Party e não apenas aqui, que é bom deixar bem claro.

A iniciativa foi ótima, mostrar (pelo menos isto) às pessoas que se deve separar o lixo reciclável do lixo orgânico é legal (há quem fale, lixo molhado do lixo seco, o que eu acho que é até mais ‘didático’). O porém é que, algumas pessoas nem sabem o que seria lixo orgânico, ou até mesmo por preguiça de pensar um pouquinho, acha melhor jogar em qualquer um dos recipientes mesmo, é o que podemos ver nas imagens abaixo:

Nesta imagem os recipientes, que são identificados pelo nome e tem cor diferenciada;

Mas quando se observa por dentro do recipiente a realidade é bem diferente, neste que era denominado orgânico, pode-se observar objetos de plástico e de papel;

Já no recipiente denominado para material reciclável é mais fácil de observar tais materiais;

Vamos às definições:

Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), “papel”, madeira, ossos, sementes, etc. (Fonte)

Materiais recicláveis são aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas. Podemos citar como exemplos os plásticos, papéis,  metal, vidro, e até os orgânicos, que são considerados não reciclados e enviados para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração. Mas existe outra finalidade para estes resíduos que é a compostagem.

No lixo orgânico para compostagem deve-se evitar: Gorduras, lacticínios, carne peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade. (Fonte).

Ou seja, é bom parar um pouquinho e pensar melhor em que recipiente destinar o seu lixo, isto poderá ajudar muito às cooperativas de catadores.

PS: É bom obsevar que a fonte considera o papel como lixo orgânico o papel, afinal ele provém da celulose que é de origem vegetal, mas considerando a separação entre orgânico e reciclável, deve-se optar pelo papel como material reciclável, pois é assim que as empresas de coletas seletivas o considera.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

6 comentários em “Onde está a educação ambiental da Campus Party 2012?

  • 7 de fevereiro de 2012 em 21:45
    Permalink

    e como que o lixo ficou depois desta notificação? foi separado?

  • 8 de fevereiro de 2012 em 18:46
    Permalink

    Sou estudande de Gestão Ambiental e estou participando da CPBR e perguntei para um dos funcionários da limpeza como funcionava a coleta de lixo aqui, porque são poucos os lugares aqui da arena que possuem lugares específicos para cada tipo de material. Ele disse que todo o material reciclável é coletado e separado posteriormente, infelizmente esqueceram que o contato muitas vezes pode contaminar os materiais (latinha de refrigerante com algum líquido em contato com o papelão por exemplo). Outro ponto que esqueceram é a coleta do lixo eletrônico, em uma feira de tecnologia gigante como essa como eles esquecem de recipientes para destinar esse tipo de material?

  • 8 de fevereiro de 2012 em 19:00
    Permalink

    Também fiquei me perguntando quanto a coleta de lixo eletrônico realmente… uma pena pecarem em “tão pouco” enfim… ainda mais aqui em SP que tem o tão premiado “e-lixo” … vai entender…

  • 9 de fevereiro de 2012 em 4:39
    Permalink

    Eu acho que não deveriam colocar um lixo tão próximo do outro. Creio que na correria da CP as pessoas pouco notam o que está escrito nos papéis e também se um é verde e outro é preto. Para mim, existe ai uma pequena falha na organização dos lixos.

    Parabéns pelo Post!

  • 11 de fevereiro de 2012 em 20:02
    Permalink

    Olha,discordo um pouco com as opiniões acima e acredito que o que realmente está faltando é a Conscientização e a Educação. mesmo que as lixeiras estivessem longe ,ainda assim iriam jogar o lixo sem se preocupar. As pessoas,a grande maioria não está nem aí para as dificuldades que o Planeta está enfrentando. Falta amor ao próximo e a nossa casa !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.