Operadora britânica O2 e HTC se unem para vender celulares sem carregadores e tornar-se mais “verde”

Não, eu não vou começar a falar de celulares e especificações aqui no VV… Mas a ideia da operadora de telefonia britânica O2 é a de diminuir o espaço para o transporte, assim aumentando-o e reduzir a quantidade de material/baterias  jogadas em qualquer lugar, o que já me interessa…

O próximo celular ainda não anunciado da HTC será vendido na operadora sem o carregador incluído. A operadora diz que cerca de 70% dos clientes que compram algum celular já têm um carregador compatível de algum celular antigo. Isso acontece porque na Europa existe um acordo, desde janeiro de 2011, que diz que fabricantes de celular precisam padronizar os slots de recarga dos seus aparelhos e o padrão escolhido foi o MicroUSB. Por causa disso, eles criam o mesmo padrão de carregador, o que por sua vez faz com que cerca de 100 milhões de carregadores fiquem acumulando poeira no Reino Unido, diz a O2.

Com menos um item na caixa, eles economizam espaço e gastam menos com transporte dos aparelhos. Isso também é benéfico para o meio ambiente, já que menos carregadores são criados para potencialmente irem pro lixo. E o aparelho ainda terá um cabo USB para ser carregado por algum computador, item que também já é comum nas residências britânicas. O objetivo da O2 é, em 2015, vender todos os celulares sem carregador.

Ideia bem interessante, o problema do Brasil é que não há ainda uma padronização, mas muitos aparelhos já estão trabalhando com o MicroUSB (meu caso, um Galaxy S). Em minha casa mesmo já cheguei a ter um estoque de carregadores, até entregar estes para a coleta de uma empresa de celular, como faço sempre que troco de aparelho.  Mas precisamos evoluir bastante neste quesito… E vocês, gostaram da iniciativa?

Fonte:  Pocket-lint e Tecnoblog

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.