Prefeitos de São Félix e Rio da Conceição discutem desenvolvimento turístico com o presidente da Adetuc

Por Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

No encontro, Tom Lyra destacou a importância dos municípios para o turismo da região do Jalapão

Depois de participarem do encontro com os gestores municipais para atualização do Mapa do Turismo do Tocantins, no Palácio Araguaina, nesta terça, 16, prefeitos de São Félix do Tocantins e Rio da Conceição estenderam a permanência na Capital para apresentarem demandas específicas ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

Prefeito de São Félix – Foto: Emeson Silva

Marlen Ribeiro Rodrigues, prefeito de São Félix, acompanhado do empresário e ambientalista Lúcio Flavo Adorno, falou de projetos como o reordenamento turístico do município, em parceria com o Sebrae e a criação de um consórcio intermunicipal do Jalapão, além de tratar de questões de infraestrutura. Segundo ele, também é importante investir educação ambiental na região. “Para receber bem, temos que ter um padrão de vida melhor”, defendeu, ao convidar Tom Lyra para retornar à cidade.

Já o presidente da Adetuc enfatizou a importância de São Félix para o Jalapão e apresentou alguns projetos do Governo do Estado para o fomento do desenvolvimento local.

O prefeito de Rio da Conceição, Mauro Júnior, a secretária de Turismo Esther Carvalho e o secretário de Administração, Wesley Macedo de França pediram apoio na divulgação turística do município, com vistas a participação de competição de rally que passará pelo Jalapão.

“É disso que o Tocantins precisa, de prefeitos  atuantes, que trabalham para melhorar o turismo de seus municípios e do Estado”, pontuou o presidente.

Potencial turístico

São Félix do Tocantins fica a 263 km de Palmas, sendo o município mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com Lizarda, ao Sul com Mateiros, a Oeste com Novo Acordo e a leste com o Estado do Maranhão. Sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. Entre seus atrativos está o Rio Novo, com pontos ideiais para banho e prática do rafting, a Praia do Alecrim, o  Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.

Rio da Conceição se localiza a 25 km de Dianópolis e 361 km de Palmas. Com cerca de 2 mil habitantes, é cercado de cachoeiras e rios, em contraste com a paisagem árida do cerrado. Seus principais atrativos são a Lagoa da Serra, com águas cristalinas, a cachoeira Cavalo Queimado e o Balneário da Conceição, banhado pelo Rio Manoel Alves. 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.