Preservar é o melhor remédio

Existem milhares de ditados populares, e é comum ouvir por ai, “ é melhor prevenir que remediar”, se todos pensassem assim quanto ao meio ambiente talvez poderíamos ter um pouco mais de esperança sobre o nosso planeta.
E com base nisso vamos falar em prevenção da poluição, que pode ser vista como uma deficiência nos processos e procedimentos industriais durante a transformação e utilização dos recursos naturais, gerando, assim, resíduos de qualquer tipo (sólidos, líquidos ou gasosos) que poderão contaminar o meio ambiente e afetar a vida no planeta.

A prevenção tem como significado prático a redução da poluição na fonte. E é composta de práticas que permitam a redução ou eliminação das substâncias poluentes. Pode-se atuar de forma a aumentar a eficiência de uso das matérias-primas, insumos, energia e água.

Sem duvidas preservar é mais fácil, e segundo a Wikipédia Educação ambiental; é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.

Quando falamos em preservação temos que falar em Educação ambiental, essa que deveria ser estudada desde muito cedo pelas crianças nas escolas, assim todas elas teriam um futuro menos poluído e mais saudável.
Preservar esta em cada ato no seu dia, desde a hora que você acorda; quando abre a torneira pra escovar os dentes, quando toma banho economizando energia e tantas outras coisas, basta se sensibilizar, passar essa idéia adiante, e lutar por um meio ambiente melhor.
Pense nisso!

Obs. Obrigada ao amigo @rogerioveronez por contribuir com a arte!

Fernanda Alves

Técnica Ambiental

One thought on “Preservar é o melhor remédio

  • 22 de julho de 2011 em 9:54
    Permalink

    São detalhes que fazem a diferença. Preservação constante e ativa.
    Parabéns pelo post Fernanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.