Qual a cara do brasileiro? O Mascote da #Copa2014 quer saber e é você quem vai responder!
A pergunta abre margem a vários questionamentos… E foi isto que fomos descobrir e questionar ontem em São Paulo/SP, discutir a brasilidade que há em cada um, no encontro dos blogueiros do #VivaPositivamente.
O evento teve a participação do Designer de Conversação Luiz Algarra e do jornalista Maurício Kubrusly. Algarra fez grupos de discussão em que o foco era reconhecer e responder estas perguntas e tentar descobrir afinal o que representa o Brasil. Neste momento pude mostrar contribuir dizendo que o “meu” Brasil é novo, afinal moro em um Estado “caçula” da federação, aqui é uma mistura de tudo, um aglomerado de costumes, de sotaques, uma mistura que faz de todos nós, cidadãos brasileiros e claro, filhos adotivos do Tocantins.
Já o jornalista Maurício Kubrusly fez um apanhado de suas melhores matérias no programa Me leva Brasil, no qual foi fácil perceber que o mais brilhante do brasileiro é a sua criatividade, empreendedorismo e a falta de medo, medo de tentar, medo de descobrir e medo de fazer acontecer. Uma boa história “misteriosa” que ele apresentou foi a do “Galinha tonta“, que só assistindo para entender (rs). Uma outra é a história do senhor Chico da Lata, vive na cidade de Rondonópolis-MT e no passar dos anos foi guardando tudo o que era descartado pelas pessoas para construir a sua casa, mas não encontrei o vídeo. =[
Eu poderia pontuar vários costumes, trejeitos e malemolências dos Brasileiros, mas a Coca-cola quer saber de todos nós “como ser o mais brasileiro de todos os brasileiros“, sendo assim é só entrar no site da Coca-cola entrar no app vinculado ao facebook e responder! Sua resposta (frase, vídeo ou foto) vai ajudar a montar a característica do mascote da Coca do Mundo de 2014 aqui no Brasil.
Luciano Huck convidará todos os brasileiros em seu programa Caldeirão do Huck, no dia 1º de setembro, a entrar no aplicativo da campanha e enviar dicas de brasilidade.
Bom, eu ainda não me inspirei profundamente para escrever por lá, mas já estou pensando em coisas do tipo brincar na rua, tomar banho em rios e cachoeiras, subir em árvores… coisas assim, né? (rs)
Você sabia?
“O primeiro mascote de uma edição Copa do Mundo da FIF foi o leão Willie, apresentado pela FIFA em 1966 para ser o símbolo do evento. Criado pelo ilustrador britânico Reg Hoye, que se inspirou no filho Leo, Willie acabou caindo no gosto popular e sendo uma peça fundamental na promoção da Copa do Mundo. Com a vitória inglesa, Willie conseguiu um lugar cativo no imaginário popular britânico. Desde então, todas as edições da Copa do Mundo da FIFA tiveram seu Mascote, sempre inspirado em elementos culturais do país-sede.” das historias das pessoas, chamando-nos de “grupo de narradores” (Copiei da Sam ^^)
E claro, eu fui tietar kkk
Nota: Indico a matéria do Renato, com um relato lindo sobre uma brasileira que sabe bem o que “honrar a camisa da seleção brasileira”: O Brasil somos todos nós.
Essa pergunta de o que representa o brasileiro é muito abrangente e profunda. Tem tanta coisa que está inserida na nossa cultura, que faz o Brasil ser o país que é, que mostra que os brasileiros são um povo alegre, feliz e criativo. E acho que a infância dos brasileiros tem tudo a ver com isso, porque é a partir daí que se criam alguns costumes, como o brincar na rua, como citado no post. Acredito que esta campanha seja bastante positiva e que vá ser criado um mascote lindo como foi o Cauê, o solzinho simpático dos Pan-Americanos.
Pingback: O mais brasileiro de todos os brasileiros | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)
Pingback: Qual é a cara do Brasil? | Pensar Enlouquece, Pense Nisso
Depois de muita reflexao, cheguei a uma conclusao: ele tem que ter SAMBA NO PÉ. Afinal, nós brasileiros temos uma alegria estampada no rosto…e o que melhor nos representa é o samba…..Fica ai minha dica….Abraços..
Pingback: #VivaPositivamente – Os melhores momentos e as melhores amizades, mas tudo chega a um fim! – VivoVerde