Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafas PET

Com a facilidade das compras em supermercados e feiras livres, deixou-se de se cultivar hortaliças e temperos dentro de casa. Para voltar às origens e descobrir o prazer que este hobby pode nos proporcionar o CicloVivo, com informações do Engenheiro Agrônomo, Juscelino Nobuo Shiraki, dá a dica de como se construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET.

A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças.  Além disso, a horta caseira é decorativa e deixar um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, mas precisa ser ensolarado. Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa.

Material

– Tesoura; Alicate; Arame;
– Garrafa PET; Isopor; Manta Benji;
– Terra preparada; Hortaliças.

Métodos

Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve.

Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.

Num recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Para que o solo fique firme, dê uma leva batidinha sob a mesa; este movimento fará a terra se assentar. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa.

Veja o vídeo::

~~

Recebi via e-mail e achei super apropriado postar para vocês! Quem já viu ou que vá tentar fazer, por favor encaminhem imagens. Já postei aqui no blog uma outra invenção com garrafas PET. É bem legal a criatividade das pessoas. Se você conhece mais algum outro, encaminhem no e-mail – daiane@vivoverde.com.br – Obrigada

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

18 comentários em “Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafas PET

  • 14 de setembro de 2011 em 20:30
    Permalink

    oi,eDai,eu tbm recebi e não consegui abrir…..voce pode me enviar para que eu tbm possa repassa-lo aos meus amigos????bjcas
    Ficou linda a postagem !!!!!

  • 16 de setembro de 2011 em 10:42
    Permalink

    Agora que estou de mudança para sampa, e terei espaço ensolado que encaixa perfeitamente, já vou estrear a goma com ares naturebas!

  • Pingback:Aprenda a fazer uma horta caseira reutilizando garrafas PET | Blog da CALL

  • 7 de outubro de 2011 em 18:38
    Permalink

    adorei essa idea da horta em garaffas pet….vou experimentar….valeu,daiane

  • 7 de outubro de 2011 em 18:44
    Permalink

    Se fizer, mande-nos imagens para que eu possa colocar aqui. Algumas pessoas encaminharam, foi bem legal! Obrigada.

  • 26 de outubro de 2011 em 11:55
    Permalink

    Olá sou policial militar aqui do Rio Grande do sul e trabalho na policia militar na area ambiental setor de educação ambiental gostaria de receber se possivel algum material para trabalhar em sala de aula assisti os videos de como se reaproveitar garrafas pet sem mais um abraço e fico aguardando resposta.

  • 3 de novembro de 2011 em 20:44
    Permalink

    Oi amei a ideia e gostaria de fazer no formato da foto a minha horta pois dá a ideia de um grande bambu…mas aqui não ensina a montar a estrutura … voces podem me ajudar? obrigada

  • 6 de janeiro de 2012 em 17:34
    Permalink

    Não entendi como faz a horta da foto,tem fotos ou videos ensinando?Obrigada

  • 1 de junho de 2012 em 19:11
    Permalink

    oi Daiane. não consegui ver o vídeo. Dizem que vc deixou sua conta no youtube. Como faço?

  • 2 de junho de 2012 em 0:19
    Permalink

    Na verdade não fui eu… E sim o proprietário do vídeo. infelizmente ele deve ter retirado o vídeo da página do Youtube dele, posso ver se consigo analisar se alguém também postou.
    Desculpa pelo incomodo.
    Abs.

  • 2 de junho de 2012 em 11:32
    Permalink

    Oi Daiane não consegui ver o video, onde posso ve-lo?
    Eu adorei a idéia, e só pelas fotos não sei fazer.
    Abraços

  • 16 de junho de 2012 em 18:09
    Permalink

    Oi Daiane tudo bem? adorei a horta mas nao consegui ver o video do passo-passo,diz q a conta nao existe mais e soh pela foto nao to conseguindo montar toda a estrutura sera q vc sabe se mais alguem postou video no youtube ou outra conta,obg bjs

  • 1 de março de 2013 em 10:19
    Permalink

    Já vou começar a minha horta assim que tiver os primeiros resultados vou postar ok? Abraços

  • 15 de maio de 2013 em 10:57
    Permalink

    bom dia,fiquei muito enteressado sobre as hortas,e gostaria muito de aprender,nao consegui ver o video.

  • 15 de maio de 2013 em 16:56
    Permalink

    Olá José!

    Realmente o vídeo já não existe mais, só que, considerando o texto da matéria, eu creio que dê para te auxiliar um pouco nesta técnica. Na internet você também pode encontrar outros métodos e também técnicas que poderão te ajudar.
    Desejo sorte. Se conseguir, ficaria feliz se você encaminhasse seu relato e desculpa não poder te ajudar melhor.

    Abraços.

  • 21 de agosto de 2013 em 15:33
    Permalink

    olá Daiane eu tenho 62 anos gosto muito de horta tenho uma 5×3 porem tenho espaço para colocar garrafas pet só a terra comprada parece não ser boa devo colocar algum tipo de adubo? abraço obrigado.

  • 21 de agosto de 2013 em 17:41
    Permalink

    Boa tarde Monteiro!

    Eu indico que coloque sim um adubo, se puder comprar, é bom, mas se quiser pode colocar também fezes de galinha (mas tem que ter cuidado, porque é muito forte, recomenda-se misturar com terra vermelha), outra auternativa é colocar matéria orgânica (cascas de alimentos), que ajuda bastante no fortalecimento da terra. Mas depende muito da situação, a gente indicar assim, a distância é mais difícil. Recomendo que procure algum profissional para olhar de perto a situação.
    Desejo boa sorte.
    Abraços.

  • 8 de fevereiro de 2014 em 12:11
    Permalink

    Iniciei com pequena quantidade de mudas de morango penduradas no muro nos fundos de minha casa, percebi o quanto é viável: além de estética, facilita os tratos de cultivo. em breve farei esse processo em outras partes do muro com os seguintes objetivos: economizar, comer hortaliças de procedência confiável, criar um ambiente verde, sem contar com a economia de espaço e praticidade. vamos nessa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.