Como criar uma pequena horta de temperos em sua casa ou apartamento

É preciso cuidar bem para que as hortaliças se desenvolvam adequadamente e a horta se mantenha sempre viva e linda.

Contrário do que muitas pessoas pensam é possível sim fazer sua própria horta em sua casa ou apartamento, mesmo com espaços reduzidos. Para tal, basta usar e abusar da criatividade para cultivar temperos e ervas com beleza, elegância e, melhor de tudo, livre de agrotóxicos. Para começar, o jardinista Fabricio Pereira preparou uma lista com alguns temperos fáceis de cultivar, que poderão fazer toda a diferença na alimentação do dia-a-dia.

·     O primeiro da lista é o manjericão, pois é útil, ocupa pouco espaço, é muito fácil de manter – não exige tantos cuidados. Eles se adaptam bem até em vasos. O manjericão roxo e manjericão branco são ótimos para sua horta particular. 

·     A segunda dica é a pimenta, dá um toque especial às refeições e são fáceis de cultivar em vasos. Bom exemplos são: dedo de moça e malagueta. 

·     Uma terceira dica, mas não menos importante, é a hortelã, que dá um toque todo especial nos alimentos e sucos, por exemplo. Porém, vale ressaltar a importância de mantê-la separada de outras plantas, pois seu aroma forte e velocidade em que sua raiz se espalha prejudicam o crescimento de outras plantas. 

Pronto, com uma listinha básica de quais temperos utilizar, é hora de pensar “fora da caixa” e preparar o espaço para receber essas belezuras. Uma horta “cabe em qualquer cantinho e pode até dá um toque especial na ambientação do lar”, revela Fabricio. Para lhe inspirar fomos atrás de cinco grandes ideias do Pinterest para você recriar e adaptar em seu ambiente.

1) Palete de madeira – Que tal um palete de madeira na varanda de casa com vários vasinhos de plantas. Dá um ar diferente à casa, deixando o ambiente mais bonito e agradável e, de quebra, você tem a possibilidade de possuir uma horta simples, barata e super criativa.

2) Latinhas com imã na geladeira – Sabe aquela lata de leite inutilizada? Que tal decorar ou pintar com uma corzinha bem alegre, colar um imã super resistente e fazer uma hortinha para pregar na lateral da geladeira.

3) Vasos em sapateira de armário – Lembra daquela sapateira da vovó? Tem uma em casa encostada no canto, sem utilidade? Pois tira a poeira, compra um vasinho, escolhe um tempero e põe em um local estratégico da casa. Vai ficar lindo, garanto!

4) Vasos coloridos na varanda – Aquela varandinha sem decoração pede uma boa energia e, certamente, você pode conseguir isto através das plantas. Então, separe uns vasinhos coloridos e pendure na parede da varanda. É um charme!

5) Potes de vidros apoiados em bandeja – Sabe aquele potinho de vidro de doce? Pega ele, dá uma lavadinha, escolhe uma hortaliça maravilhosa e uma bandeja vintage. Prontinho! É sucesso garantido.Depois dessas dicas não tem mais desculpa. Hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra e preparar sua horta particular. Mas é importante lembrar que é preciso cuidar bem para que as hortaliças se desenvolvam adequadamente e sua horta se mantenha sempre viva e linda.

Fabrício explica que, em geral, “as hortaliças precisam de muita luz natural. Por isso, é importante escolher um local perto da janela, por exemplo, para montar a sua horta. As folhas amareladas e secas enfraquecem a planta, então, é importante tirar sempre. Nunca arranque os galhos com as mãos. Utilize sempre tesouras. Algo muito importante: jamais, em hipótese alguma encharque a terra, pois a rega descontrolada causa fungos,” pontua o jardinista.  

Fotos: Pinterest

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.