Setembro será dedicado às ações de estímulo à conservação e uso sustentável dos recursos naturais do bioma
Paisagem marcada por vegetação baixa espalhada em amplos espaços, árvores pequenas com galhos tortuosos e aparência seca são as principais características do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil em extensão e uma das faunas e floras mais ricas do mundo. O Dia Nacional do Cerrado, comemorado hoje, terça-feira (11/09), será dedicado às ações de estímulo à conservação e uso sustentável dos recursos naturais do bioma, localizado em grande parte nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Durante todo o mês de setembro estão sendo promovidas atividades em comemoração ao Cerrado. A programação oficial começou no dia 1º de setembro, com exposição de fotografias do bioma no Espaço Casa do Visitante do Jardim Botânico de Brasília, parceiro do Ministério do Meio Ambiente na organização do evento, aberta à visitação pública até o último dia do mês.
A abertura oficial da Semana do Cerrado será nesta terça-feira (11/09), a partir de 9h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Como parte da agenda está prevista sessão solene, café da manhã do Cerrado, lançamento da Lei da Semana do Cerrado e exposição e mostra de vídeos. Já a partir desta quarta-feira (12/09) até o dia 16 haverá programação intensa, com palestras, exposições e apresentação de filmes e vídeos durante o Encontro dos Povos do Cerrado, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.
A previsão dos organizadores é que o Encontro reúna cerca de mil representantes de comunidades e organizações da sociedade civil dos 14 estados abrangidos pelo Cerrado brasileiro. O evento terá uma extensa programação com palestras, mesas redondas, oficinas, audiência pública e outras atividades sobre temas relativos à conservação do Cerrado e à defesa de seus povos, além da feira de produtos sustentáveis desse bioma e de uma intensa programação cultural.
Na terça-feira (11/09) será realizado o Fórum de Secretários Estaduais do Cerrado, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), de 14 às 18 horas. Na quarta (12/09) está agendada a Reunião da Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável (Conacer), às 14h na Sala da Elegis no Térreo Superior da CLDF e reunião sobre o marco regulatório do Cerrado DF, às 14h, na Sala de Apoio ao Plenário, no térreo inferior da CLDF.
A abertura oficial do Encontro dos Povos do Cerrado será também na quarta-feira (12/09), às 19h, no Memorial dos Povos Indígenas, com o lançamento do livro Comercialização Solidária no Brasil: uma estratégia em rede. Como parte das atividades da quinta-feira (13/09) está prevista exposição do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Prevfogo/Ibama) e exposição de fotos do Cerrado, ambas na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Confira a programação completa da semana do Cerrado.
Fonte: MMA