[SMAVV] O vento como fonte de energia de baixo custo

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia. A energia, por sua vez, é utilizada para propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins.

As fontes de energia também possuem relação com questões ambientais, pois, dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados.

As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Energia eólica

O vento é um recurso energético renovável e, portanto, inesgotável. Em algumas regiões do planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que os geradores convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica.

Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países, como Estados Unidos, China e Alemanha, já vêm adotando esse recurso substancialmente. As principais vantagens dessa fonte de energia são a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

Ainda sim, existem vantagens e desvantagens à esta escolha:

Fonte de energiaVantagemDesvantagem
Energia eólicaÉ considerada uma fonte limpa por não emitir gases poluentes à atmosfera.A instalação de aerogeradores eólicos provoca modificação na paisagem e prejudica a rota imigratória de aves.

Em 2017,  o Departamento de Energia dos EUA (DOE) divulgou a última versão do Relatório Anual do Mercado de Tecnologias Eólicas, que reúne uma grande quantidade de dados para acompanhar as tendências do custo, desempenho e crescimento da energia eólica. O relatório descobriu que a energia eólica dos Estados Unidos continuaria a ser uma das tecnologias de geração de eletricidade de custo mais baixo disponíveis, com o seu preço de energia eólica a longo prazo disponível através de um contrato de compra de energia chegando em cerca de metade do custo esperado e em relação ao de gás natural.

A energia eólica é uma das fontes mais baratas de eletricidade nos Estados Unidos. Enquanto o preço total da energia eólica depende diretamente da velocidade do vento, o exame das tendências nacionais no custo instalado da energia eólica mostra definitivamente que a energia eólica se tornou uma fonte de energia extremamente barata.

Uma das principais barreiras que dificulta a popularização o crescimento da energia eólica é seu preço. As grandes turbinas que transformam a força do vento em eletricidade são caras e só podem ser instaladas em locais específicos, em que o relevo e o vento sejam extremamente favoráveis. Mas, pesquisas são realizadas para reverter isto, como pode-se ver, um grupo de estudantes de Universidade Cornell, nos EUA, desenvolveu o Vibro-Wind, um pequeno aparelho que conta com 25 pequenos painéis, chamados osciladores, que conseguem captar a vibração dos ventos e transformá-la em energia elétrica. O funcionamento é bastante simples: o vento faz com que os osciladores se movam, e esse movimento é transformado em energia por um transdutor, um dispositivo que torna, por meio de mecanismos internos, um tipo de energia em outro – nesse caso, a energia do movimento das turbinas em elétrica.

Você sabia?
A primeira turbina eólica comercial ligada à rede elétrica pública foi implantada na Dinamarca, em 1976. Hoje, existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação em todo o mundo. 

Fontes: Brasilescola | Fundacaoverde | Ecycle | Ccee

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.