Transferência de recursos para preservação das florestas

“Meio ambiente deve ser visto com oportunidade e não impedimento ao desenvolvimento”, disse o deputado Marcelo Lelis (PV) na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 9. No discurso o parlamentar falou sobre a Conferência das Partes sobre o Clima (COP 15), da Organização das Nações Unidas (ONU), que iniciou na segunda-feira, 7, em Copenhague (Dinamarca).

Lelis ressaltou que está muito satisfeito em acompanhar o governador Carlos Henrique Gaguim e que é a primeira vez que o representante maior do Executivo tocantinense participar de uma COP. “Gaguim acertou na decisão de participar do encontro em Copenhague, pois o mundo inteiro está de olho nos debates desta conferência”, afirmou.

O deputado explicou que em Copenhague será negociado um acordo com o objetivo de reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufas, fator principal nas alterações do clima global como o superaquecimento do planeta. As metas da COP 15, caso haja um acerto entre os participantes, devem entrar em vigor depois de 2012, ano em que expira a primeira fase do Protocolo de Kyoto. A COP 15 será realizada nos dias 7 a 18.

“A COP 15 não será uma conferência apenas para fixar metas para a redução de emissões dos gases causadores de efeito estufa, os países deverão negociar, também, como será feita a transferência de tecnologias dos países desenvolvidos para os que estão em desenvolvimento”, detalhou Lelis. O deputado defendeu que os países desenvolvidos precisam financiar os países que estão em desenvolvimento para que estes conservem a floresta. “É preciso pagar para os países não desmatarem, esta será a pauta principal do encontro”, finalizou. Lelis viajará para Dinamarca na sexta-feira, 11.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.