Vantagens dos espaços verdes urbanos para saúde física e mental

Os espaços verdes urbanos, cada vez menores nas cidades, são essenciais para a saúde das pessoas. Eles podem ajudar a combater problemas de saúde e melhorar a qualidade do ar.

As cidades estão cada vez mais cinzentas e os espaços verdes urbanos estão perdendo espaço. A mata nativa dentro dos grandes centros urbanos é quase inexistente. Levantamentos apontam que essa falta de vegetação pode trazer sérios problemas. Na União Europeia, cerca de 43 mil pessoas morrem por ano devido à falta de áreas verdes. Esse quadro poderia ser revertido. Os espaços verdes urbanos podem trazer uma série de benefícios tanto para a saúde mental quanto física. Como já dito, poderiam reduzir a mortalidade. Em relação aos ganhos para a saúde física, podemos citar o controle de peso, redução do diabetes e pressão alta. Isso porque esses espaços incentivam a prática de atividades físicas. Essas grandes áreas ajudam a equilibrar o microclima, mantendo a temperatura e umidade adequadas, além de purificar. Esses contribuem com a disposição, hidratação e redução de problemas respiratórios. Entenda!

Fonte: Pixabay

Espaços verdes contribuem com a qualidade de vida

A saúde mental também pode ter ganhos que afetam a qualidade de vida. Dentre eles:

Melhora a felicidade

Ter espaços verdes urbanos faz com que o nível de felicidade da população aumente. Em estudo realizado, se identificou que em países onde o espaço verde é maior, esse índice aumenta junto com o PIB per capita. O apoio social em manter esses espaços verdes fica ainda mais presente quando a felicidade é elevada.

Espaços verdes urbanos contribuem para o bom humor

Um pequeno contato diário com áreas de vegetação pode melhorar o humor de qualquer um. Não é necessário passar horas nesses locais, mas fazer disso um hábito.

Reduz estresse e transtornos de ansiedade

Uma cidade pode ser barulhenta com tantos carros e barulhos cotidianos. Os espaços verdes urbanos conseguem absorver parte desse ruído aliviando a poluição sonora. Dentro desses espaços é possível, inclusive, não ouvir os barulhos, a não ser os da natureza. Isso reduz o estresse e transtorno de ansiedade que podem ser provocados pela agitação e poluição sonora.

Alívio das tensões

Parques e outros espaços com vegetação, podem ser espaço de lazer e entretenimento para todas as pessoas. Eles permitem espairecer, interagir socialmente e relaxar. Os benefícios de estar nesses locais alivia as tensões e pode prevenir o aparecimento de doenças relacionadas à psique como estresse e depressão. Além disso, permitem a prática de atividades como caminhadas e yoga. Elas atuam liberando substâncias no organismo que contribuem para o alívio das tensões, sensação de bem-estar e outros.

Encoraja a imaginação, aprendizado e criatividade

Estando relaxado em meio aos espaços verdes urbanos, o contato com plantas desconhecidas e formas diferenciais, estimula a imaginação.

Isso faz com que a pessoa procure saber mais sobre o que está vendo, comece a pensar em como a natureza funciona e outros. Esse contato é tão relevante que muitas empresas utilizam as áreas verdes em escritórios como espaços para relaxar e soltar a criatividade.

Reduz o déficit de atenção

O contato com novas formas e sons estimula a atenção. Principalmente em crianças já está comprovado pela ciência que existe esse benefício, inclusive ele pode fazer com que o uso de medicamentos seja reduzido. Os ganhos proporcionados pelos espaços verdes urbanos são inúmeros e contribuem com a saúde física e mental. Esses espaços também contribuem com outras áreas da sociedade. O índice de qualidade de vida melhora, assim como a felicidade e a economia. Ele também faz com que se possa reduzir os investimentos em alguns tratamentos de saúde, já que algumas doenças apresentam quedas. Investir em espaços verdes urbanos alinhados com a preservação ambiental e sustentabilidade se torna um desafio e meta para um futuro próximo. Com isso todos saem ganhando e existe uma melhora na qualidade de vida.

Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.