Você sabia que o pulmão do planeta são os oceanos?

Você sabia que o pulmão do planeta são os oceanos? Mudei sua vida agora, não? Pois é, enquanto uns andam defendendo o desmatamento desenfreado, outros protegem os oceanos.

Estava no Tumblr quando achei a imagem desta matéria, e lembrei uma entrevista que assisti no Jô Soares de um cara falando sobre as teorias malucas sobre aquecimento global: Segundo ele, todas mentirosas. Enfim, não lembro o nome dele mas dizia: ” O planeta desde o inicio aqueci e esfria, e se olha bem na verdade existe uma maior porcentagem de agua cerca de 70% onde desse total, 97% esta nos oceanos, 2% nas geleiras e calotas polares e 1% destinado ao consumo” Então me caro leitor, usando uma palavra forte: ‘F%¨&*” .  Se o maior problema não é o desmamento, os oceanos estão no topo do assunto.

Os plásticos têm inúmeras qualidades e utilidades que trazem praticidade a nossa vida. Apesar disso, uma vez descartados no ambiente podem causar sérios prejuízos a bioma e ao ecossistema.  Hoje em dia, os plásticos são considerados poluentes emergentes e constituem um problema global. Por este motivo, pesquisadores de todo o mundo tem se preocupado com este tema e diversos estudos sobre a poluição por plásticos tem sido desenvolvidos.

A ingestão de plásticos por animais marinhos, como tartarugas e aves, é um assunto em particular que tem chamado muito a atenção dos pesquisadores, devido aos danos causados a estes animais. Os efeitos físicos causados pela ingestão de plásticos são os mais conhecidos. Dentre eles pode-se citar o sufocamento por grandes peças de plástico, a obstrução do trato digestório e a diminuição do volume funcional do estômago, que podem causar, em pouco tempo, a morte do animal.

Créditos desta imagem: direitos de imagem reservados

 

 

~~~~~~

 

Nota: A entrevista que o Thiego Reis se refere é do Ricardo Augusto Felício, no qual pode ser vista na íntegra abaixo:

Primeira parte:

Segunda parte:

Thiego Reis

Thiego é um pesquisador e um observador do progresso tecnológico da humanidade. Ele também é um entusiasta do pensamento humano e um defensor do ambiente amigável de energia alternativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.