Museu do Amanhã promove encontro para falar sobre a crise hídrica que há 40 dias afeta moradores do Estado do Rio
“Água para todos? A crise hídrica no Rio de Janeiro” acontece na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, das 16h às 18h, e traz especialistas para discutir as possíveis causas do problema e as consequências para a saúde da população.
Desde o início de janeiro, a água fornecida para a população do Rio de Janeiro sai das torneiras com aspecto turvo, com gosto e cheiro, impedindo a realização das atividades básicas do dia a dia: beber, cozinhar, lavar o rosto e escovar os dentes. Filas para captar água mineral direto das fontes, como na Floresta da Tijuca, e garrafas desaparecendo das prateleiras de mercados e padarias fazem parte da realidade vivida por muitos moradores do Rio e outros municípios, que há 40 dias sofrem com o fornecimento de água potável.
Quais são as razões deste problema? O que é possível fazer a curto, médio e longo prazos? Quais são os riscos e consequências para a saúde da população? O Museu do Amanhã realiza na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, o encontro “Água para todos? A crise hídrica no Rio de Janeiro”. A atividade acontece das 16h às 18h, no Observatório do Amanhã, com a participação de Márcia Dezotti, professora do Programa de Engenharia Química da COPPE-UFRJ; Paulo Canedo, professor do Programa de Engenharia Civil da COPPE-UFRJ; Maurício Ruiz, presidente regional da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Anamma RJ) e secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda.
“Falar de água é falar de elemento estratégico para diferentes pessoas e atividades de uma cidade. Discutir a segurança hídrica é fundamental, pois a água de má qualidade gera impactos negativos para toda a população. Queremos mostrar que a conscientização da importância do saneamento e a conservação dos recursos naturais permitem água com boa qualidade para todos”, explica Leonardo Menezes, gerente de Conteúdo do Museu do Amanhã.
As inscrições para participar da atividade são gratuitas e devem ser realizadas no site do Museu do Amanhã. Classificação etária 18 anos.
Serviço
Água para todos? A crise hídrica no Rio de Janeiro
Dia: 19 de fevereiro
Horário: das 16h às 18h
Inscrições: https://museudoamanha.org.br/pt-br/seminario-agua-para-todos
Atividade gratuita