A preservação do Cerrado afeta diretamente na abundância dos Recursos Hídricos

Você já deve ter visto em algum lugar a seguinte frase: “Cerrado, a caixa d’água do Brasil – Preserve o Cerrado!” e pode ter pensado: A Amazônia é mais importante! Não se engane…ambos são fundamentais para que você tenha acesso à água.

Photo by MESSALA CIULLA from Pexels

O Cerrado predomina uma área de 2.036.448 km2 totalizando aproximadamente 22% do território nacional, é o responsável pelo abastecimento do lençol freático das seis principais bacias hidrográficas existentes no Brasil (Paraná, Paraguai, Parnaíba, Tocantins – Araguaia, São Francisco e Amazônia).

Sua preservação influencia diretamente no abastecimento dos três principais aquíferos do Brasil, sendo um deles o Guarani, fundamental para possibilitar as atividades produtivas e abastece o uso residencial chegando a contribuir com 53% do total de águas superficiais no País, mostrando assim o elevado potencial aquífero que favorece diretamente a biodiversidade do Cerrado. Contém 35% das abelhas, principais responsáveis pela polinização possibilitando assim a manutenção e promoção da biodiversidade na Terra.

No entanto, essa importância não tem sido levada a sério, pois o Cerrado tem sido bombardeado ano após ano com grandes quantidades de agrotóxicos, uma vez que seu extenso território predominante possui mais área plantada que muitos territórios dos Países que se encontram na Europa, exemplifica o tamanho das áreas contaminadas

A expansão agrícola, nos últimos 35 anos tem degradado de forma árdua o bioma Cerrado. Com um total de 8,21% do seu território com Unidades de Conservação apenas 2.85% é área de proteção integral, 5,36% é área de uso sustentável e 0,07% é Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN’s. Com tal expansão pratica-se, em níveis elevados, o uso de defensivos agrícolas indiscriminados. Devido à má execução das multas ambientais aplicadas para produtores que degradam as áreas de Cerrado e a brecha para recorrer em todas as instâncias possíveis no direito, tem-se observado, ao longo dos anos o crescimento de casos de contaminação por agrotóxico em grande escala nos lençóis freáticos. Os especialista lançam alertas para o ato irreversível de recuperação do Cerrado degradado o que pode afetar diretamente a água potável no País.

Água contaminada além de trazer sérios riscos à saúde humana é um grande e grave problema ambiental considerado a 2ª maior causa de contaminação nos rios do País, em primeiro lugar encontra-se a contaminação por esgoto doméstico (assunto para mais uma matéria importantíssima: Saneamento Básico). Considerando o pressuposto que na média, de acordo com as pesquisas, cerca de dez rios do Cerrado, pequeno porte, são extintos a cada ano que passa. E os grandes rios alimentados por esses que foram extintos tendem a desaparecer ao longo dos anos, diminuindo assim o volume dos reservatórios gerando insuficiência hídrica afetando diretamente a manutenção da vida.

Diante do exposto, compreende-se a necessidade de proteção a todos os diversos tipos de biomas, óbvio! Mas o cerrado possui necessidade de uma atenção especial, por tal motivo, é necessário bater na tecla mais e mais vezes defendendo a bandeirinha de preservação do Cerrado além de promover uma maior orientação ambiental popular sobre preservação da água e de suas fontes naturais, é preciso também informar de onde vem toda a água que utilizamos, despertando assim maior interesse ao gerar conhecimento!

Então caro leitor, quando ver uma campanha sobre a preservação do Cerrado, lembre-se ele ajuda a encher a “caixa d’água” do Brasil!Preserve o Cerrado e ele retribuirá matando a sua sede!

Cinthia Pires

Cinthia Barbosa Pires Azevedo (30) é engenheira ambiental formada pela UFT, funcionária pública pela SEMARH/TO e trabalha com desenvolvimento sustentável e instrumentos econômicos e ambientais adepta da preservação dos Recursos Hídricos. Contato: recursoshidricos@vivoverde.com.br

Um comentário em “A preservação do Cerrado afeta diretamente na abundância dos Recursos Hídricos

  • 7 de junho de 2019 em 18:04
    Permalink

    Parabéns Cínthia!
    É de extrema importância que lembremos à população a enorme importância que o Bioma Cerrado tem para todos nós! Nossa “caixa d’água” precisa urgentemente dos nossos cuidados e proteção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.