O que fazer com o óleo de cozinha usado?
Por Giovanni Salera Júnior*
Grande parte das refeições e alimentos preparados diariamente conta com o uso de óleo vegetal. Assim, em todas as residências e em inúmeros estabelecimentos, como restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis etc. e em cantinas nas Escolas públicas e privadas uma grande quantidade de óleo é utilizada periodicamente.
Todos hão de concordar que o uso de óleo vegetal na preparação de alimentos é indispensável, mas o que se deve fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos ???
Se esse óleo é jogado no ralo da pia, isso causa uma série de problemas e se ele é posto no lixo comum, também. Quando o descarte ocorre em uma região com rede de captação de esgotos, parte do óleo adere às paredes das tubulações e absorve outras substâncias. Essa mistura pegajosa reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando, em alguns casos, o completo entupimento da rede coletora.
Ademais, caso este resíduo seja despejado em terrenos baldios ou em cursos d’águas (rios, córregos, lagos etc.) há interferência na biota aquática e terrestre. O óleo de fritura polui os rios por conter carga orgânica elevada que, em sua digestão, requer oxigênio dissolvido essencial à respiração dos peixes e outras formas de vida. Também contribui para formar um filme flotante que prejudica a oxigenação das águas.
Quando lançado no solo, causa a impermeabilização dos leitos e terrenos, contribuindo com inundações e enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
O óleo lançado nos rios aumenta o custo do tratamento da água, por que obstrui os filtros existentes nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s), tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.
Deve-se destacar que as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) de modo geral não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população. Da mesma forma, quando há o despejo em lixões ou em Aterros, invariavelmente, tal óleo é enterrado com os demais resíduos podendo contaminar o lençol freático. Nestes casos, os prejuízos econômicos e os danos ao meio ambiente são enormes.
Experiências diversas têm demonstrado que o óleo vegetal utilizado na preparação de alimentos pode ser empregado como matéria-prima para diversas indústrias, tais como: saboeiras, detergentes, produção de resina para tintas, glicerina, ração animal, biodiesel e graxas. Mas, para que as empresas recebam a matéria-prima reciclada, é necessário que o óleo seja descartado de forma adequada.
Portanto, têm surgido, por todo país, Projetos de instituições públicas, da iniciativa privada ou de Organizações Não Governamentais (ONG’s) voltados para o recebimento do óleo usado de estabelecimentos comerciais, públicos e residenciais, que reciclam o material e vendem ou repassam para as empresas ou outras instituições interessadas. Esses Projetos têm surtido muitos benefícios ambientais, pois a reciclagem do óleo gera renda e colabora com a proteção da natureza.
Exemplos variados têm mostrado que o envolvimento da comunidade é fundamental para que esses programas de coletas tenham sucesso.
Assim, sugiro a você que procure se informar sobre a existência de um trabalho semelhante em sua cidade e, caso não exista nenhum, faça sua parte, mobilize-se com amigos e crie um para ajudar na proteção do meio ambiente. Não fique parado, faça a sua parte e ajude a construir um mundo melhor !!!
PS: Aproveito para indicar a receita de minha mãe de Sabão feito de Álcool com óleo usado =]
PS2: Dê um nome para a nova coluna do Giovanni sobre Bioologia! Mande as sugestões para meu Twitter @VivoVerde
Pingback: Antônio Carlos
Pingback: Hélio Sassen Paz
Sempre me preocupei com isso… aqui onde moro, soube de um supermercado que recolhia, mas fiquei decepcionada em saber que no final era encaminhado pro lixão. Pode isso???”Não vale a pena mandar pra reciclagem!”
Depois descobri na feira, uma senhora que faz sabão e que aceita o oleo – hoje fui lá cedinho levar minhas duas garrafas cheias de óleo e ganhei uma barra de sabão em troca.(Não levei mais pq quase não consumimos fritura… acho que levou mais de 8 meses pra juntar as duas garrafas…)
O descaso com óleo usado ainda é grande, infelizmente.
Pingback: Lucas Emmanoel
Pingback: Blog da Ro - SDeco
Pingback: iGloo iLive
Pingback: juliana gomes
Pingback: Dra Enf Tatiana Reis
este artigo tem que ser publicado sempre,pois concientizaçao é um trabalho lento,leva as vezes geraçoes É um artigo muito bom,esclarecedor sempre,estao todos de parabens…………
Pingback: Mar & Terra
Pingback: Ato Sustentável
Muito bom site. Graças aos esforços do passado.
pega o oleo e joga tudo no ralo ou no lixo kkkkkkkk
brincadeira,
faz alguma coisa que faca bem para vx e para toda sua familia
venda para uma pessoa q precise o dee para alguem necessitado…