Alimentação: sustentabilidade é o foco

No último 16 de outubro, foi celebrado globalmente o Dia Mundial da Alimentação, data estabelecida pelos países membros da FAO (Fundação para Agricultura e Comida das Nações Unidas) que é a mesma de sua criação em 1945.

Alguns dos anseios e objetivos do Dia Mundial da Alimentação são:

  1. incentivar a participação da população rural, especialmente as mulheres e as categorias menos privilegiadas, nas decisões e atividades que influenciam as suas condições de vida;

  2. aumentar a consciência pública sobre o problema da fome no mundo;

  3. promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;

  4. reforçar a solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza e chamando a atenção para um desenvolvimento agrícola mais sustentável;

  5. incentivar a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento.

dia-mundial-alimentacao-2013-03

O foco do Dia Mundial da Alimentação 2013 foram “Os sistemas alimentares sustentáveis ​​para a Segurança Alimentar e Nutricional“, com a missão de aumentar a compreensão dos problemas e soluções mundiais para acabar com a fome de forma sustentável.

Entre os eventos que acontecem em todo o mundo neste dia, está a Colheita aos Necessitados promovido pelo Leket Israel (Banco Nacional de Alimentação para Israel), onde os voluntários de todas as idades podem escolher frutas e legumes para distribuição a pessoas carentes.

No Brasil o Mesa Brasil Sesc (rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o 

desperdício) contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos durante todo o ano e promove vários eventos pelo país durante toda a semana do Dia Mundial da Alimentação.

dia-mundial-alimentacao-2013

Admitimos com certo orgulho, que o Brasil virou referência para outros países neste quesito (claro que temos muito a fazer) quando reduziu de 23 milhões para 13 milhões (1992 a 2012) o número de pessoas subnutridas, segundo dados das instituições internacionais FAO, SOFI (Estado da Segurança Alimentar no Mundo), FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) e PAM (Programa Alimentar Mundial).

Outro exemplo é o Vietnã que reduziu a fome do país em mais de 80 por cento, devido em grande parte ao renascimento da agricultura familiar tradicional, sendo hoje o segundo maior exportador de arroz do mundo atrás apenas da Tailândia.

dia-mundial-alimentacao-2013-02

Infelizmente a nível global não temos muito o que comemorar.

Os dados revelam que cerca de 842 milhões de pessoas no mundo sofrem de desnutrição e que modelos insustentáveis ​​de desenvolvimento continuam degradando o meio ambiente, ameaçando os ecossistemas e a biodiversidade tão necessária para o nosso futuro.

O combate à desnutrição mundial e o implemento geral da produção de alimentos sustentáveis requer uma ação integrada entre todos os países com intervenções na agricultura no sistema alimentar, na gestão dos recursos naturais, na saúde pública e principalmente na educação.

Por isso o Dia Mundial da Alimentação se transforma em uma grande oportunidade para explorar, discutir e refletir sobre estas questões e nos ajudar a construir o futuro que realmente desejamos.

Grande abraço!

Nota da editora chefe: Texto encaminhado para publicação em 17/out.  Desculpe a demora em falar do assunto, houveram alguns problemas técnicos, e tendo em vista que o dia mundial da alimentação já passou há dias… Espero que entenda… Já que o que vale mesmo é a informação. 🙂 

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Em 1992 com a chegada do microcomputador fiz diversos cursos na área de design entre eles Photoshop (Senai), Indesign e QuarkXpress (Casa de Editoração), Corel Draw e FreeHand (Market) entre outros, aprendendo muito como autodidata também. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Emprego sob o número: 0016467MG. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.