Animais do BioParque do Rio recebem enriquecimento ambiental inspirado na celebração de Natal

A ação promove um olhar atento aos animais sob cuidados humanos e foram criados de acordo com as necessidades de cada espécie.

Foto: Bernardo Yoneshigue

Os festejos de Natal inspiraram o time técnico do BioParque do Rio que preparou enriquecimentos ambientais temáticos.  Aves, primatas, felinos, o urso de óculos e até mesmo o carismático filhote macaco-prego-do-peito-amarelo — o Abu — receberam os presentes.

A ação faz parte do programa adotado pelo parque que oferece bem-estar aos animais, criando mais dinamismo à rotina e atendendo às necessidades comportamentais das diferentes espécies. Além disso, os enriquecimentos ambientais promovem desafios e incentivam a exploração de novos paladares e sensações.

— O BioParque do Rio tem como premissa principal seguir as melhores práticas mundiais para garantir o bem-estar e, dentro deste contexto, a técnica do enriquecimento ambiental é importante para os animais que estão sob cuidados humanos. Os estímulos fazem com que eles tenham a oportunidade de ter o comportamento mais próximo ao que teriam na natureza — explica o biólogo Claudio Maas, responsável técnico pelo BioParque do Rio.

Com mais de 80% das obras concluídas, o BioParque do Rio se prepara para voltar a fazer parte do dia a dia dos cariocas. Os novos recintos, como a das Aves, dos Répteis e da Fazendinha, já estão prontos e recebendo seus moradores. Com previsão de abertura para o primeiro trimestre de 2021, o BioParque do Rio nasce como um novo conceito de zoológico, deixando de ter um caráter expositivo para se tornar um Centro de Conservação da Biodiversidade, com importantes programas de educação e pesquisa para a conservação. Tudo isto será feito em parceria com as instituições de pesquisa e universidades de todo país.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.