Arquiteto malaio Ed Chew capricha na reutilização de embalagens

Arquiteto malaio Ed Chew capricha na reutilização de embalagens

Caixas de bebidas vazias (do tipo TetraPak, por exemplo) podem vir a ser úteis se usadas da forma correta após o consumo do seu conteúdo, seja leite, sucos, iogurtes, etc.
Foi o que aconteceu com as embalagens usadas pelo arquiteto malaio Ed Chew, cujas usou para criar a premiada internacionalmente TetraLamp.
Traduzindo em miúdos TetraLamp é uma maravilhosa luminária toda feita com embalagens usadas do tipo TetraPak. Aquelas que são de papel por fora e laminadas com alumínio por dentro.

Ed-Chew-luminaria-feita-com-embalagens-tetrapak

Sentado no sofá em sua sala de estar um dia qualquer de fevereiro, tomando uma dessas bebidas que vem nesse tipo de caixa, Ed teve um “insight”!

A imagem da grande quantidade de embalagens vazias amontoadas na cozinha não saia de sua mente quando ele percebeu que algo do tipo “origami” poderia ser feito com elas e se tornar algo bonito.
Como uma esfera é na verdade composta de vários triângulos equiláteros, ele pensou que poderia criar uma luminária esférica com triângulos feitos destas embalagens cortadas em tiras.

tetralamp-luminaria-feita-com-embalagens-tetrapak

E foi o que aconteceu.
Inferiu que se colocasse seis triângulos juntos transformando-os em um hexágono, poderia repetir estes módulos e acabar com uma enorme cúpula geodésica, e claro, que iria tomar um tempo muito longo, mas valeria a pena se desse certo.
No total foram 450 caixas vazias usadas no projeto e cerca de 135 horas de trabalho. Caixas estas juntadas por ele mesmo uma vez que a empresa TetraPak não se envolveu no projeto para ajudá-lo na aquisição.
Além de hexágonos também são necessários 12 pentágonos ligeiramente menores: “Se você continuar a repetir apenas com hexágonos, eles nunca vão fechar em uma esfera”, explica ele.

Ed-Chew-luminaria-de-embalagens-tetrapak

Uma das coisas interessantes é que desde que completou seu abajur/luminária em março passado, criou um sítio com um guia passo a passo para que outras pessoas interessadas pudessem fazer suas próprias luminárias, que você poderá acessar clicando aqui.
Achei muito legal esta ideia mesmo porque a embalagem do tipo TetraPak é uma das grandes vilãs dos aterros sanitários, principalmente pela demora de sua decomposição.
Palmas para Chew!
Grande abraço!

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Em 1992 com a chegada do microcomputador fiz diversos cursos na área de design entre eles Photoshop (Senai), Indesign e QuarkXpress (Casa de Editoração), Corel Draw e FreeHand (Market) entre outros, aprendendo muito como autodidata também. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Emprego sob o número: 0016467MG. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.