Um ano sem lixo, que tal?

 Cristal Muniz

É isto mesmo que você leu no título! Já pensou passar um (01) ano sem gerar lixo? Foi esta a proposta da brasileira Cristal Muniz, 23 anos, designer gráfica, resolver fazer!

Dia destes o amigo @vncprado me mostrou esta história e resolvi dar uma olhada, o que mais impressionou ele, foi ela dizer que usa coletor menstrual, da mesma forma que eu já relatei meu uso aqui no blog. Enfim, a garota está bem decidida no que propôs, sua intenção é produzir lixo zero (ou o mais próximo de zero possível) até o final de 2015 (clama gata, que já estamos quase lá \0/)

Na descrição do seu blog intitulado #UmAnoSemLixo em que ela fala do seu dia-a-dia e conta um pouco da sua inspiração:

Minha maior inspiração, é sem dúvida, meu pai. Ele sempre fez coisas como compostagem, reciclar, reutilizar, consertar e voltar a usar antes de jogar fora, não comprar nada novo, dar um novo uso. Eu torci o nariz muito tempo até ver que tudo aquilo não só fazia sentido como era muito melhor para a vida. Comecei a pensar em alternativas pras coisas que fazia ou que eu tinha em casa e vi que precisaria de um tempinho razoável pra me adaptar à essa situação e criar novos hábitos. Esse blog é pra eu contar como vou, aos poucos, achando alternativas zero-lixo para as coisas que estamos acostumados a fazer.

Dentre suas postagens mais lidas estão:

Receita para fazer em casa: hidratante corporal 100% natural

O melhor desodorante do mundo e outras opções naturais

Os três essenciais para uma casa natural, parte 3: a versatilidade do óleo de coco

Por que eu não vou mais comprar roupas de fast fashion feitas na China

Depilação sem lixo com o barbeador de metal safety razor

Tudo bem que existem umas publicações bem.. Digamos #BelaGil (tsc), mas eu creio que a garota está no rumo certo! Não creio que seja necessário mudar de hábito tão drasticamente, mas creio que certas ações podem sim ser “copiadas”, ou melhor, servir de inspiração, mesmo com os dias tão corridos de hoje em dia.

Vale o desafio! E o melhor, ela te explica o que é viver com “lixo-zero”:

Zero-lixo significa que ou a embalagem é 100% reciclável ou, no caso de alimentos, pode virar compostagem. Mas, além disso, a ideia é buscar alternativas que não usem embalagens, coisas que possam ser feitas em casa com ingredientes naturais, produtos de empresas que se preocupem com o destino das suas embalagens, produtos veganos, naturais, sem ou com o mínimo de químicas possíveis. Mas isso também significa que dependo do que já existe no mercado ou de estrutura no nosso país, então talvez não seja tão fácil assim.

Conhece mais alguma história inspiradora? Comnte nos comentários ou… Encaminhe para mim:  contato@vivoverde.com.br

 

 

 

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.