Bicicleta em prol da qualidade de vida

Sabemos que pedalar por ai melhora nossa qualidade de vida mais pedalar faz bem para o planeta, para o trânsito, para a saúde e para o bolso também.

Trás muitos benefícios a saúde, pode reduzir o colesterol a pressão arterial ajuda a controlar o diabetes e diminui o risco de doenças, alem de contribuir para a redução da obesidade. É o veículo individual mais usado o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos municípios, que representam mais de 90% das cidades brasileiras.

E para o planeta pode trazer como objetivo principal a redução dos impactos ambientais e sociais da mobilidade motorizada existente. Quando se ouve isso logo se assemelha a deixar o carro em casa e usar somente a bicicleta. Isso não é aconselhável até por que como em qualquer esporte, a única restrição seria a sobrecarga. Por isso, não é possível uma pessoa que nunca faz exercícios, de uma hora para outra, resolver ir todo dia para o trabalho de bicicleta.

Os ciclistas por exemplo sofrem os efeitos da poluição provocada pelos carros nas grandes cidades, e deve-se evitar principalmente pedalar ao meio-dia, horário em que a concentração de ozônio fica em altitudes mais baixas, um ciclista representa um carro a menos no trânsito e, conseqüentemente, menor poluição do ar, concordo com Guilherme Cavallari que escreveu o “Guia das Trilhas” quando diz que “Não tem cabimento o Brasil ser um país de carro e não de pessoas. As cidades são pensadas não para seres humanos, mas para veículos”.

Estou aqui para lembrar você que ainda tem jeito, faça esse desafio a você mesmo, e tente usar sua bicicleta, estará contribuindo para um mundo melhor, com menos poluição do ar e isto vai além da questão da redução das emissões dos veículos automotores. Tem também a questão do menor uso do solo, tanto para a circulação na via pública, quanto também para os estacionamentos públicos, privados e residenciais, com os respectivos espaços para manobra, que também são menores imagine o contrário: um carro a mais na família, implica em aumentar a garagem e aumentar o espaço no pátio para manobra. Para este aumento são sacrificadas aquelas árvores que estorvam e o gramado é substituído por algum revestimento para não dar barro em dias de chuva. Pense nisso!

Fernanda Alves

Técnica Ambiental

2 comentários em “Bicicleta em prol da qualidade de vida

  • 24 de maio de 2011 em 22:52
    Permalink

    Vimos pelo presente expor e solicitar a Vossa Senhoria Prefeito Municipal de Santos João Paulo Tavares Papa a sua autorização para realizarmos o IIº Passeio Ciclístico dos Morros em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente , que será realizado no próximo dia 05 de Junho as 10:00 horas , no Morro do Nova Cintra, na Lagoa da Saudade , um dos pontos mais visitados pelos Turistas que freqüentam a nossa Cidade de Santos , Esperamos levar 500 ciclistas para Pedalar nesta beleza da Natureza., estaremos percorrendo os principais pontos turísticos do Morro .
    Prevenir problemas de saúde, preservar o ambiente, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, não estressar no trânsito. Cenário ideal? Não é à toa que a bicicleta ganha cada vez mais adeptos, seja para exercício, passeio transporte. Defende que o uso regular da bicicleta traz muitos benefícios à saúde ou, como ele prefere dizer, “evita uma série de prejuízos”. “O nosso corpo é feito para fazer atividade física e não para ficar parado. Diferente é o sedentário, não quem faz exercícios, andarem de bicicleta reduz o colesterol à pressão arterial, ajuda a controlar o diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a redução da obesidade e fortalecer os músculos dos membros inferiores. “A bicicleta é espetacular nesse aspecto, pois não traz lesões para o aparelho locomotor como a corrida. “É ela que sustenta o peso corporal”.

    Para tanto gostaríamos de realizar este evento em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Departamento Regional dos Morros, Companhia de Engenharia de Tráfego Guarda Municipal, Secretaria de Turismo e Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura para que este Passeio Ciclístico possa ser um sucesso.
    Este passeio Ciclístico pelo Morro do Nova Cintra estará dando inicio ao marco de 05 circuitos de Passeio em morros na Baixada Santista ,será divulgado em toda a mídia, falada e televisiva, a divulgação será feita nos jogos na Vila Belmiro.
    A Organização deste passeio esta na responsabilidade da Associação Brasileira de Ciclistas e Liga Santista de Ciclismo e Santos Futebol Clube.

    Esperamos contar com aproximadamente mais de 500 ciclistas vestidos com as camisas em Prol do Meio Ambiente .

    Certos de que poderemos contar com seu importante apoio, nos colocamos à disposição no aguardo da resposta.

    Santos 11 de Maio de 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.