Bilionário usa fortuna para construir iate que recolherá 5 toneladas de plástico por dia dos oceanos

Diferentemente da maioria de seus pares, o bilionário norueguês Kjell Inge Røkke não nasceu rico nem veio de uma família abastada. Antes de se tornar dono de quase toda a frota marítima do conglomerado financeiro Aker ASA e alcançar uma fortuna estimada em quase 3 bilhões de dólares, Kjell era um pescador. Assim, todo seu trabalho e suas conquistas ele deve ao mar – e é por isso que agora ele decidiu retribuir.

Foto: Divulgação

E seu desejo de retribuição aos oceanos não é discreto: Kjell investirá uma parte de seu dinheiro na construção do maior iate do mundo – ele em nada, porém, servirá para o lazer ou o prazer da navegação. O barco foi projetado para recolher cerca de 5 toneladas de plástico das águas diariamente – a ambição do empresário é, portanto, recolher todo o plástico criminosamente despejado no mar.

Foto: Divulgação

Batizada de REV (Research Expedition Vessel, ou embarcação expedicionária de pesquisa), o iate ainda atuará como um grande centro de pesquisa navegante, com laboratório, auditório, veículos subaquáticos, drones e a capacidade de receber até 60 cientistas para trabalho. O navio será equipado diversos sistemas para que seu impacto ambiental seja o menor possível. Estudos sobre clima, pesca, biodiversidade e a vida marinha serão ministrados dentro da embarcação – que deverá funcionar em sua capacidade total em 2020. Lamentavelmente, até lá muitas toneladas a mais de plástico terão sido jogadas ao mar – o iate terá muito trabalho pela frente.

Fonte: Hypeness

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.