Biojóia: moda sustentável

As “biojóias” ou “ecojóias” são artigos de joalheria produzidos de forma exclusivamente artesanal que mesclam metais preciosos (ouro, prata, ródio etc.) com gemas (rubis, esmeraldas, diamantes etc.) e uma variedade enorme de materiais orgânicos, como sementes, frutos, lascas de madeira, fibras vegetais, capim, casca do coco, couro, ossos, penas, escamas, madrepérola, conchas, entre outros.

 


Atualmente a produção de biojóias envolve uma grande diversidade de peças que agregam os mais variados conceitos, passando pelos designs contemporâneos até os mais sofisticados sempre envolvendo a utilização de metais e elementos da natureza. Assim, é possível encontrar biojóias em forma de alianças, anéis, braceletes, brincos, colares, correntes, gargantilhas, pingentes, tiaras e muitos outros adornos.
Um grande diferencial das biojóias em relação às bijuterias e jóias tradicionais se trata da originalidade, pois cada biojóia é única. Enquanto que as demais peças em geral são produzidas de forma industrial em grande escala, as biojóias por serem derivadas de materiais naturais sempre apresentam variações nos seus detalhes, nas cores e formas, proporcionando a cada peça uma personalidade exclusiva. Quem usa uma biojóia pode ter certeza que estará usando algo único e exclusivo.
As biojóias são produzidas de forma artesanal levando-se em conta os princípios da conservação ambiental. A coleta da matéria-prima para fabricação das biojóias é feita de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente e ainda com objetivo de sustentar das comunidades envolvidas com a extração.
Antes do conceito de biojóias, o mercado de joalherias e bijuterias era organizado dentro da lógica capitalista de aumentar o consumo e lucros sem levar em conta os princípios da ecologia e do desenvolvimento social.
A produção de biojóias trouxe uma nova visão que vai contra a idéia arcaica e ultrapassada de que a moda é totalmente extravagante, fútil e contra a sustentabilidade, pois ela demonstra que é possível fazer belas criações mesclando o equilíbrio entre as ações do homem com o meio ambiente.
Felizmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes que não é possível ser chique e moderno sem levar em consideração o equilíbrio do planeta. Para mim, nada é mais belo do que ver alguém bem adornado, trazendo perto do peito, nas orelhas ou nas mãos uma dessas genuínas peças feitas com elementos naturais. Acredito que quem usa uma biojóia carrega consigo muito mais do que um simples adorno para o corpo ou para face, pois ao portar um desses elementos a pessoa está levando consigo o valor e admiração pela nossa preciosa natureza.

2 comentários em “Biojóia: moda sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.