Como conservar o pequi?

Creio que o pequi para o goiano (tá, os tocantinenses também gostam) é o mesmo que a farinha para os baianos e maranhenses, ou seja, é quase uma “idolatria”, mas costumo dizer que “ou você ama o pequi, ou simplesmente odeia”, isto é inevitável. Fácil de você perceber, quando você fala sobre o fruto em meio a outras pessoas, algumas vão ovacionar, já outros vão imitar sinais de ância de vômito (infelizmente, rs).

Hoje uma leitora veio comentar em uma matéria bem antiga aqui do blog, no qual eu falava sobre o pequi e me recordei desta dica que minha mãe me deu e faço jus dela em casa, é bem fácil.

1 – Descasque os pequis, tendo o cuidado de não haver contato do caroço com a mão, mas caso isto ocorra não há problema, desde que tenha lavado bem as mãos;

2 – Ferva uma boa quantidade de água em uma vasilha e despeje sobre os caroços de pequi, deixe por 2 minutos e escorra esta água;

Obs.: Ou então, quando a água estiver quase fervendo, despeje os caroços na água e deixe por 2 minutos.

3 – Deixe esfriar por completo e coloque em sacolas (de preferência com vácuo) no congelador.

Assim os pequis poderão ficar por muito tempo conservados e o saber continuará o mesmo! Mais uma dica, não precisa eles descongelarem para o preparo. Bom apetite, isto para quem gosta/ama/apaixonada, como eu.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

14 comentários em “Como conservar o pequi?

  • 31 de janeiro de 2012 em 21:16
    Permalink

    bacana!

  • 14 de novembro de 2012 em 22:16
    Permalink

    Fiz umas tantas vezes, conservei embebido em óleo

  • 2 de fevereiro de 2014 em 16:30
    Permalink

    moro em montes claros, minas gerais sua dica foi muito importante para termos o fruto fora de época.

  • 12 de fevereiro de 2014 em 19:17
    Permalink

    José Luis, fico feliz em saber que pude ajudar!

  • 16 de fevereiro de 2014 em 10:55
    Permalink

    Oi em minha cidade tem muito ,adorei sua dica aqui tem tanto pequi que a comunidade não dar conta,Edna,Matões Maranhão,obrigado vou tentar fazer.

  • 4 de janeiro de 2015 em 12:32
    Permalink

    Oi boa tarde,tudo bom?
    Gostaria de saber se congelar o pequi dessa forma,ele não perde a cor?Obrigada.

  • 5 de janeiro de 2015 em 4:55
    Permalink

    Olá Domingas!
    De forma alguma perde a cor.
    Faça o teste e veja você mesma. Você vai adorar.

  • 6 de janeiro de 2015 em 15:30
    Permalink

    parabens gostei muito da sua dica obrigada……

  • 9 de fevereiro de 2015 em 9:24
    Permalink

    BOM DIA, MORO NO INTERIOR PAULISTA TENHO ALGUNS PÉS DE PEQUI, A PROCEDENCIA É DO NORTE DE MINAS,MAS DA FRUTOS AMARGOS MESMO CONSUMIDO NO DIA OU CONGELADO,JA FIZ AQUELE PROCEDIMENTO DE COLOCAR NA AGUA QUENTE PRA ARMAZENAR NO CONGELADOR,CONTINUA AMARGANDO MESMO ASSIM FICARIA GRATO SE ALGUEN ME AJUDASSE RESOLVER ESSE PROBLEMA

  • 3 de março de 2015 em 18:28
    Permalink

    Boa noite José!

    Em relação ao amargor do pequi é porque algumas plantas tem mesmo esta característica. (isto considerando que sou goiana e que por lá também é assim). Vai muito da árvore mesmo, algumas dão frutos até que parecem com murici (ai já é meu pai quem diz rs), outras são amargas ou sem graça… Mas olha, até amargo é bom (rs).

    Boa sorte.

  • 31 de janeiro de 2016 em 8:20
    Permalink

    Bom dia Daiane,qual o processo que devo fazer para conservar o pequi cortado em lascas no óleo? E bem mais saboroso e fácil de ser consumido.
    Obrigado.

  • 1 de fevereiro de 2016 em 23:25
    Permalink

    TODAS AS PLANTAS PRODUZEM OS SEUS FRUTOS DE ACORDO COM O TIPO DE TERRENO,O PEQUI É FRUTO TIPICO DO SERRADO. PRESTE ATENÇÃO QUEM É QUEM TEM O HABITO DE COLHER O FRUTO SABE QUE OS FRUTOS DE UM DETERMINADO LUGAR PODE MELHOR DO QUE OUTRO, ISSO SE DEVE AS QUANTIDADES DE + OU – NUTRIENTES DA TERRA DE DETERMINADA REGIÃO, VEJA UM EXEMPLO PEQUI DE TERRENO QUE FOI FOI TIRADA VEGETAÇÃO NATURAL E NU LUGAR FOI COLOCADO CAPIM PARA PASTO PARA O GADO NÃO TEM O MESMO SABOR DO AQUELE APANHADO NO SERRADO NATURAL ISSO POQUE OS NUTRIENTES DA TERRA FOI ALTERADO, FORA A GRANDE QUANTIDADE PESTICIDA PARA COMBATER PRAGAS QUE SÃO PULVERIZADAS, VOCÊ VÊ OUTROS TIPOS DE ARVORES NO MEIO DAS PASTAGENS?HUMMM. DIFÍCIL DE VER, ENTÃO PORQUE ALI SÃO PULVERIZADOS CENTENAS DE LITROS DE VENENO PARA PARA QUE O MATO NÃO NASÇA DE NOVO.

  • 30 de novembro de 2017 em 12:11
    Permalink

    Oi, gostaria de saber quantos dias tem que deixar na conversa com óleo, para começar a consumir, sendo que vou consumir somente o óleo.

  • 29 de janeiro de 2018 em 12:07
    Permalink

    Bom dia
    Sou de contagem MG,em 2017 eu conservei ,mas eu deixei muito tempo na água fervendo ficou meio que cozido e amargou um pouco alguns .Mas gora aprendi ,em minha casa somos alucinados com pequi .congelo para o ano todo.
    Obrigado pela dica .
    Deus guarde todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.