Devemos respeitar às árvores

topoarvore

Hoje (21/09) ainda é dia da árvore, tudo bem que eu demorei um pouquinho para escrever sobre, mas aqui estou eu. Esta data, é um momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta. Para quem acompanha o VivoVerde já acompanhou uma plantação de uma muda de um angico, e você já plantou uma árvore em sua vida, se não, esta é a hora de você começar a pensar nisto. Minha mãe me disse há alguns dias atrás, que plantar uma árvore é muito importante, porque um dia alguém vai olhar para ela e lembrar – esta árvore foi plantada por fulano – tudo bem que a imaginação dela aflorou, mas já é algo, eu já plantei várias árvores, muita delas foram em movimentos estudantis na faculdade, mas eu sempre me orgulhei disto, claro que penso que ainda há muito para eu plantar nesta minha vida.

arvore

Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais. E ainda há pessoas que ainda a destroem. Em conversas aqui em minha casa, meu pai disse algo interessante, que ele quando rapaz na roça cortava várias árvores para pasto, esta era cultura que eles tinham, hoje no sítio nunca vi isto, se bem que são poucas cabeças de gado, mas mesmo assim a idéia já é outra, coisa lembrada por ele também.

Devemos respeitar as árvores. Não são elas que precisam de nós, e sim nós quem precisamos delas.

A ÁRVORE

“Criança, a árvore merece

A nossa estima sincera

Dá frutos doces no outono

E flores na primavera.

Nunca maltrates uma árvore

A quem tudo nós devemos

Desde a madeira da porta

Ao lápis com que escrevemos.

Na sombra da árvore amiga

Pensa bem no teu destino

Pois dela foi feito

O teu berço pequenino.”

Autor: Raul Aroeira Serrano

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

12 comentários em “Devemos respeitar às árvores

  • 21 de setembro de 2009 em 21:50
    Permalink

    Parabéns pela belissima postagem e que fotografia…….show…….todas as razões de ser premiada….vc é d+ …..
    Adorei ver o banner do Mimirabolantes nos parceiros…..Obrigada pelo carinho…..
    E a promoção???????????

  • 21 de setembro de 2009 em 21:57
    Permalink

    Calma mulher, deixa as coisas se ajeitarem, amanhã lanço ela rs
    bjus

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • 21 de setembro de 2009 em 22:34
    Permalink

    Olá!!! Ao avistar uma árvore, não podemos ver somente um ser vivo que tem raiz, caule, folhas, frutos (nem sempre) e semente, está concepção é muito minimalista mediante as relações ecológicas que cercam este organismo.
    Devemos ver além, tudo que se agrega onde ela existe, que torna tudo mais complexo porém simples: a alimentação que ela fornece para outros seres vivos (flor, folha, fruto, sementes), os animais que a usam como abrigo, as folhas e frutos que caem no chão formando a serrapilheira, tornando solo fértil, servindo de abrigo e alimento para outros organismos. As raízes que seguram o solo, a copa que faz com que a água da chuva caia lentamente sendo absorvida como um esponja, enfim, são tantas interações que devemos observar para darmos o devido valor.
    Quando vc diz que elas não prejudicam, concordo, porque as espécies exóticas que competem de forma desigual causando alguns prejuízos ao solo, e a fauna, não chegaram até aqui pelo vento, ou porque algum animal fez a dispersão de sementes… mas sim, por mão humanas que insiste em mudar o ambiente sem pensar nas consequências… infelizmente, semana passada tive que dar uma palestra dando meu parecer contrário há uma dessas espécies que devem ser substituídas da margem de um rio em Joinville, culpa das Ficus benjamina? não, incoerência de um governo e de alguém que vendeu as mudas para prefeitura, que defende a permanência delas, mas não se atreve a admitir que elas sairão diretamente de seu comércio por transações estranhas… não fiz post sobre esse dia, preferi aproveitar para ler outras opiniões…. selo Top3 mara!! rss

  • Pingback:Alan Rogério

  • 21 de setembro de 2009 em 23:09
    Permalink

    eu tinha esquecido do dia da árvore

  • Pingback:Sessão Reggae

  • Pingback:Gabriel Dread

  • Pingback:Melhores Links da Semana | Trocistas - Humor de Primeira Qualidade!

  • Pingback:Links da Semana #3 |

  • 16 de março de 2010 em 11:02
    Permalink

    nossa achei linda a comemoracao do dia da arvore

  • 10 de julho de 2014 em 3:09
    Permalink

    Smak-cdab what I was looking for-ty!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.