Dia Internacional Sem Sacos de Plástico: um dia para refletir sobre os nossos hábitos

O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico é dedicado a conscientizar sobre a questão real e premente da poluição do ambiente por plásticos, mais especificamente por sacos de plástico.

Todos os dias, aprendemos mais sobre como o plástico está a afectar o planeta e como os países estão a tentar reduzir o plástico. Mas como indivíduos, precisamos também de fazer a nossa parte.

É necessário pensar e ponderar se necessitamos mesmo dos sacos de plástico, e o impacto que isso terá no planeta nos próximos anos.

Os sacos de plástico têm um tempo de degradação entre os 100 e 500 anos.

O Dia Internacional do Saco Plástico Livre foi criado pelo “Bag Free World”. Foi criado como uma iniciativa mundial com o único objetivo de nos livrarmos do uso único de sacos de plástico em todo o mundo. Trata-se de promover a conservação ambiental, incentivando a todos nós a ficar longe do uso de sacos de plástico e a optar por alternativas ecológicas.

A coisa mais simples que se pode fazer é escolher papel ou pano em vez de plástico, ou melhor ainda, levar os seus próprios sacos para as lojas e supermercados. Se é proprietário de uma empresa, inicie um programa para incentivar os seus clientes a trazer os seus próprios sacos reutilizáveis ​​e pare de oferecer sacos de plástico.

O ecossistema marinho, em particular, está a sofrer terrivelmente como resultado de nosso uso de plástico. Sabe-se que mais de 31 espécies de vida marinha ingeriram plástico marinho, enquanto mais de 100 espécies de aves marinhas ingeriram artefatos de plástico. Mais de 250 espécies se enredaram em plástico, enquanto taxas de emaranhamento de aproximadamente oito por cento foram descobertas em algumas espécies de leões marinhos e focas. É uma das ameaças mais urgentes enfrentadas por todos nós.

A poluição por plásticos é uma catástrofe global e é provocada pelo homem. Por estimativa, 500 mil milhões de sacos de plástico são utilizados em todo o planeta. Isto tem um efeito extremamente prejudicial sobre o ambiente, a vida selvagem e a qualidade da vida humana.

Neste Dia Internacional Sem Sacos de Plástico 2020, tome uma atitude que também será benéfica para as gerações futuras.

Fonte: Greensavers

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.