Dois simples reparos no iPhone e que você pode fazer em casa

O fato de trocar de celular aqui no Brasil é quase que normal entre alguns indivíduos, considerando as pessoas que eu convivo, quase não conseguem chegar a pouco mais de 1 ano com um celular sem trocá-lo. Isso é muito mais que a média nacional de troca de célulares nos Estados Unidos, no qual a taxa de rotatividade de telefone é de 20,5 meses .
Mas esta matéria é justamente para aquelas pessoas que talvez não estejam prontos para trocar seus aparelhos, que talvez fizeram um investimento alto e que não ligam tanto assim para as inovações tecnológicas, mas sim, estão atrás de um aparelho que esteja conservado. O que me fez lembrar o que prega também o consumo consciente, não é?
Sabe-se que é na fabricação que se encontra a maior parte do impacto ambiental de um telefone. Talvez você não quer gastar o dinheiro em um novo telefone. Talvez o seu telefone faz quase tudo que você precisa, assim como quando novo. Aqui estão alguns reparos simples e barato, que você pode fazer em casa para obter o seu iPhone de volta, como se fosse novo!

 

 

Substituição da bateria

O iPhone 4 que compõe lítio na bateria deve durar 400 ciclos de carga completa antes que diminua a sua capacidade total em 80%, o que faz com que a bateria já chegue em um estado favorável para a troca.

A Apple diz que a bateria do iPhone não é substituível pelo usuário.”

É verdade que não há nenhum compartimento da bateria “snap-off”, a Apple não vende baterias, e quando o iPhone 4 saiu, foi difícil encontrar uma chave de fenda que poderia remover os parafusos.

Mas mudar uma bateria de iPhone requer a remoção de apenas três parafusos e um conector. No site do Treehugger eles disponibilizam a compra destes utensílios bem mais baratos que no site da Apple (mas acaba sendo algo importado, neste caso vale a pena reinventar e improvisar), além de um guia e um vídeo (ambos abaixo) para orientá-lo através dele. O objetivo é capacitar as pessoas para consertar seu próprio material.

Então, como você faz isso? Depois de retirar os dois parafusos na parte inferior do telefone, você precisa deslizar para cima e levantar o painel traseiro. Em seguida, você remove mais um parafuso e levanta o conector da bateria, retira a bateria longe do adesivo “luz”, e coloque sua bateria nova. Me pareceu ser bem fácil, mas confesso que o difícil é a coragem de abrir um aparelho destes, a não ser que esteja na iminência de comprar um novo ou reparar e ver que ficou bom e continuar utilizando, aí sim! Assista ao vídeo de instrução:

Substituição do painel traseiro

Se suas fotos começaram a ficar distorcidas, dê uma olhada em sua lente, ela pode ter riscos/arranhado. O plástico sobre a câmera não é feito de material resistente a riscos mesmo que o resto do iPhone seja, e pode desenvolver arranhões, enquanto é colocado no bolso ou bolsa. Ao mudar o painel traseiro, você pode dar para sua câmera uma nova visão livre de riscos. Alterando o painel traseiro é ainda mais fácil do que mudar a bateria: remova os dois parafusos na parte inferior do telefone, empurre o painel para trás, retire, e pronto. Quando você colocá-lo novamente, você pode usar um painel de vidro velho mas em bom estado, é claro!

Guia de instruções para trocar o painel traseiro (inglês).

Assista o vídeo demonstrativo:

O site ainda mostra outros reparos como do Nintendo Wii em formato de guias.

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

2 comentários em “Dois simples reparos no iPhone e que você pode fazer em casa

  • 10 de abril de 2012 em 15:40
    Permalink

    Ótimo post…

  • 27 de maio de 2015 em 20:31
    Permalink

    Gostaria de saber se vale a pena trocar a bateria de um iPhone 5s 64GB. Está super mega conservado, mas tenho medo de depois dar algum problema.
    :/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.