Fundição Progresso apresenta Fundição Multicultural 2020, programa online para ampliar visões de mundo através de atividades culturais de arte-educação

Programação da Fundição Progresso oferece oficinas, web encontros, cinema, música e brincadeiras infantis durante a temporada da primavera, com inscrições gratuitas.

Imagem: Divulgação

Uma programação para conectar pessoas, valorizar a cultura, a diversidade, a natureza e as novas economias é a proposta da Fundição Progresso para a primavera 2020. Celebrando a chegada da nova estação, o público é convidado a refletir e co-criar outros mundos, além de enfrentar esse momento difícil causado pela pandemia do Covid-19, através de atividades online, comandadas por mestres dos grupos residentes da Fundição, artistas e amigos da Casa de Todas as Tribos.

Idealizado por Perfeito Fortuna, para acontecer ao longo do ano e destacar as atividades que acontecem na Fundição Progresso para além da casa de shows, o programa foi todo adaptado para atender a uma programação no ambiente digital. O Fundição Multicultural 2020 é uma realização da Fundição Progresso e Viva Brasil com patrocínio da Icatu Seguros e apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

“A Fundição é uma escola que credenciou muitas pessoas para uma vasta possibilidade de trabalhos profissionais em arte e cultura. Vamos juntar algumas dessas pessoas durante toda a primavera para pensarmos e debatermos o futuro que queremos, não só para a Fundição, mas também para a cidade, o país, o planeta”. Resume Perfeito Fortuna, que abre a programação com um WebEncontro, hoje, terça-feira, 22/09, dia que marca o equinócio da Primavera no hemisfério Sul, com o tema: “Primavera: criando outros mundos para a regeneração do planeta”. A mesa Magna é composta também por Ailton Krenak, Bel Stweart, Denise Amador e André Lázaro.

“A Fundição é um espaço de encontros para troca de vivências e aprendizados, um espaço que ressignifica a vida de muitas pessoas e por isso convidamos todas e todos a participarem das atividades. Queremos que o programa online abra um processo de intercâmbio de saberes e fazeres culturais com adesão de pessoas em todo o país e até fora dele”, conta Vanessa Damasco, gestora de projetos da Fundição Progresso e co-criadora do Fundição Multicultural 2020.

“Faz parte do propósito da Icatu cuidar das pessoas. Há quase 30 anos apoiamos iniciativas e atividades culturais, que valorizam a identidade do Brasil como peças, livros, música e documentários. A Fundição Progresso ajuda a fomentar e disseminar entretenimento, lazer e cultura muito alinhada com a nossa visão de transformação social. Acreditamos que a programação Multicultural 2020 oferecerá às pessoas uma oportunidade para debates sobre como construir um mundo melhor e cada vez mais consciente”, diz Rafael Caetano, diretor de marketing e canais da Icatu Seguros.

Ao todo, serão 16 oficinas para jovens e adultos, 5 atividades infantis, 5 Web Encontros, 3 edições do Resenha – programa sobre processos criativos na música – 2 sessões da mostra de filmes Cinefesta, além de 3 módulos do acervo digital da Fundição, compostos por fotografias no site da Fundição que serão comentadas no podcast Papo Cultural. 

Participam da programação, além do agitador cultural e um dos fundadores da Fundição Progresso, Perfeito Fortuna, nomes como: Ailton Krenak – líder indígena, escritor e Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Wanda Araújo – educadora e yalorixá, coordenadora do Centro Cultural de Tradições Afro Brasileiras  Ylê Asè Egi Omim, Vera Fróes – pesquisadora de plantas medicinais há 35 anos com larga experiência em comunidades indígenas e extrativistas da Amazônia, com especialidade em Gestão de Inovação de Fitomedicamentos da Biodiversidade Brasileira, pela Fiocruz; Patrícia Selonk – atriz e co-fundadora da Armazém Companhia de Teatro; Ernesto Neto – artista plástico com mostras já expostas no MoMA (NY) e MAM (RJ), entre outros; Denise Amador – bióloga (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1994), com mestrado em Ciências Florestais (ESALQ – USP, 1999),  fundadora da ONG Mutirão Agroflorestal (2004); André Lazaro – foi Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC de 2007 a 2010 e participou do Programa Brasil sem Homofobia; Marcio Libar – ator e diretor, especialista na arte do palhaço, recebeu, em 2006 o prêmio especial do Cirque Du Soleil, em Mônaco, e o “Nariz de Prata”, no Festival de Circo de Monte Carlo; Pedro Amparo – Músico, instrumentista, ex-aluno do Núcleo de Educação e Cultura da Fundição e integrante da Orquestra Foli Griô indicada ao Grammy Latino 2019; Michelly Mury, curadora artística, representante de movimentos pela diversidade e inclusão social, esteve à frente da programação artística da Fundição entre 2006 e 2011, entre outros parceiros da Fundição.

“Convidamos uma rede de fazedores e parceiros da Fundição que estão apontando caminhos para ampliar nossa visão de mundo e também procuramos valorizar pessoas que tiveram sua base de formação profissional e artística no centro cultural para participar desse debate sobre o futuro que podemos inventar”, diz Cristina Nogueira, gestora de comunicação e marketing da Fundição Progresso e co-criadora do Fundição Multicultural 2020.

As Oficinas serão ministradas no zoom, permitindo maior interação entre professores e alunos, com inscrições gratuitas e vagas limitadas através do site da Fundição (www.fundicaoprogresso.com.br) ao longo dos 3 meses de duração do festival multicultural. 

Os WebEncontros propõem debates com os fazedores e parceiros da Fundição Progresso, sobre o futuro que queremos construir na Arte, Educação, Cultura e Natureza. Acontecem a cada 15 dias em formato online, via aplicativo Zoom. As inscrições também serão realizadas pelo site da Fundição. 

Cinefesta, evento que vinha acontecendo no terraço da Fundição, em parceria com a TvZero, ganha 2 edições no Youtube.com/Tvfundicao com apresentação de filmes seguidas de bate-papo com diretores e convidados. 

Resenha – programa de bate-papo com o músico João Cavalcanti chega em nova temporada com 3 episódios gravados com convidados que vão contar sobre processos criativos na música. 

A programação completa acontece de hoje, 22 de setembro a 10 de dezembro de 2020 e será informada e atualizada no site www.fundicaoprogresso.com.br assim como nas redes sociais @fundicaoprogresso. 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.