Já imaginou drones que servem como guia de cegos, primeiros-socorros, guarda-chuva e até babá de cachorros?

A Ford Europa pensou… e apresentou conceitos futuristas de drones criados por seus empregados, usando a tecnologia e a inovação para facilitar o dia a dia das pessoas. Os projetos são resultado de um programa da empresa para incentivar a busca de novas soluções de mobilidade. Quem gosta de cães e não tem tempo de levar o mascote para passear, por exemplo, vai adorar o drone “Babá de Cachorros”.

Idealizada pela designer Itzel Cortés, dona de uma cachorra da raça Dachshund, a invenção permite monitorar o trajeto do animal, dar comandos à distância, oferecer petiscos e até recolher a sujeira que ele fizer na calçada.

O equipamento poderá ser útil, por exemplo, para pessoas que trabalham durante todo o dia ou estão com a mobilidade comprometida por qualquer motivo. Usando um aplicativo de smartphone e uma coleira inteligente conectada ao cão, o conceito também é capaz de controlar os horários de passeio e alimentação do pet.

Outro drone criado por empregados da Ford é o “Cão-Guia Inteligente”. Ele ajuda pessoas com deficiência visual a se locomover nas ruas, monitorando o caminho e dando instruções por meio de um ponto eletrônico ligado a um GPS. De concepção semelhante, o drone “Fique Seco” é um guarda-chuva que dispensa o uso das mãos e flutua sobre o usuário, acompanhando seus passos por um sensor. Já o drone “SOS” é feito para levar equipamentos de primeiros-socorros a pessoas em situações de emergência.

Estas são algumas das centenas de ideias que surgiram de um desafio promovido pela Ford Europa para incentivar os empregados a pensar em novas soluções de mobilidade. Com o mesmo objetivo, a empresa abriu recentemente um novo “Hub de Inovação” em Colônia, na Alemanha, com oficinas, treinamentos e pesquisas, incluindo consulta de patentes para o desenvolvimento de projetos. No ano passado, o programa recebeu mais de 8.000 propostas de invenções, quase o dobro do registrado em 2014.

“O maior recurso da Ford é, e sempre foi, o humano”, diz Walter Pijls, supervisor da Gerência de Inovação para Pesquisas de Mobilidade da Ford Europa. “A inovação faz parte do coração da empresa, de como nossos designers e engenheiros pensam hoje, assim como Henry Ford pensava no passado ao transformar a maneira como nós nos movemos.”

Segue abaixo os conceitos:

Ford-Drone Cão-Guia
Ford-Drone Cão-Guia
Ford-Drone SOS
Ford-Drone SOS
Ford-Drone Guarda-Chuva
Ford-Drone Guarda-Chuva
Ford-Drone Babá de Cachorros
Ford-Drone Babá de Cachorros

Bem louco né? kkkkk O que você achou? 😛

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.