Como é a sua vida? Você perde tempo ou ganha tempo em sua #mobilidade?

Pesquisa de mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo
Pesquisa de mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo

Ontem (10) saiu o estudo de mobilidade da região metropolitana de São Paulo, considerada a maior cidade de nosso país, a mesma apresentou resultados consideráveis e interessantes. O estudo, você pode ler na íntegra aqui. Nos últimos cinco anos a população aumentou 2%, enquanto os deslocamentos (até a pé) cresceu 15%. O comportamento das pessoas também mudou, considerando-se a renda, para as pessoas de renda baixa que utilizam carro particular o aumento foi de 20%, já as pessoas de renda alta, tiveram um aumento no uso dos transportes coletivos de 16%. Enquanto isto, a frota de veículos particulares aumentou 18%.  Isto é bem interessante, o sonho da conquista das pessoas de renda baixa em ter o seu tão sonhado carro próprio finalmente virou realidade, e também um problema. Um iminente perigo, se pelo menos viesse acompanhado do costume de dar carona. Em compensação, quem sempre pôde (ter carro) está abrindo mão deste…

Trânsito na China
Trânsito na China

O transporte escolar, os táxis e as viagens de trem, foram as modalidades que mais cresceram em número de usuários. Com tudo, a perda de tempo das pessoas que ficam cada vez mais parados no trânsito, geram gastos que passam dos 40 bilhões de reais. Todo o tempo perdido nos congestionamentos pode ser convertido em prejuízo financeiro. Entram nessa conta o aumento do consumo de combustível, o custo do transporte de carga, os danos causados pela poluição e, claro, todas as horas de trabalho desperdiçadas. A grande sacada/solução que as empresas estão providenciando, são os chamados home office (trabalho em casa), no qual dão a escolha ao trabalhador de priorizar 1 dia para trabalhar de casa, isto é comprovado que aumenta o rendimento do trabalhador e também diminui as despesas para a empresa, lembrando que há de se ser uma ajuda de custo na energia e internet residencial ao trabalhador, além da disciplina do mesmo, afinal, em casa  agente sempre se desleixa um pouco, então existem dicas: como acordar, fazer um café da manhã normalmente, trocar de roupa, sim, vestir a mesma roupa que iria trabalhar, se maquiar e se sentir como se estivesse no trabalho, assim você se sente “no espírito da coisa” e não se perde. Eu, particularmente, acho uma ótima ideia. Hoje estou trabalhando, gasto por volta de 30 minutos, considerando desde a hora que saiu de casa e chego no trabalho. com o uso do transporte coletivo, o percurso é de 20 minutos, o que não acho muito tempo. Considero como um favorecimento em minha qualidade de vida, e uma escolha que por enquanto eu não abro mão. Outra escolha legal é poder sair de casa e chegar no trabalho um pouco mais tarde que o convencional, chego às 8:35, fujo dos horários de pico e isto também ajuda no meu bem estar… Mas isto é para quem pode ter escolhas… Como é a sua vida? Você perde tempo ou ganha tempo com a sua mobilidade?

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Como é a sua vida? Você perde tempo ou ganha tempo em sua #mobilidade?

  • Pingback:Pesquisa de Mobilidade em São Paulo: número de carros cresce mais que a população e os empregos | MoveblaMovebla

  • 9 de julho de 2014 em 19:54
    Permalink

    I must show thanks to this wrteir for rescuing me from this particular trouble. Just after checking through the internet and meeting advice that were not productive, I believed my life was gone. Being alive minus the answers to the issues you have sorted out all through your blog post is a serious case, and ones which could have in a wrong way affected my entire career if I had not discovered your site. Your main competence and kindness in controlling all the things was valuable. I am not sure what I would have done if I hadn’t come across such a subject like this. It’s possible to now look forward to my future. Thanks so much for this professional and effective guide. I will not think twice to refer your site to anybody who should get tips about this issue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.