Linha do tempo da pesca do Brasil e no mundo

school of gray fish
Photo by Harrison Haines on Pexels.com

A pescaria é uma prática que está no dia a dia do Brasileiro desde muito antes, claro que não posso generalizar, porém, desde os povos indígenas até hoje, a pratica é realizada. Lembrando que temos a piracema, que é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Mas este post é para mostrar uma linha do tempo completa sobre as criações de órgãos, leis, entidades e organizações, marcos internacionais e os eventos extintos da “Pesca sustentável e conservação” com um histórico do Brasil e no Mundo. Com fontes do MAPA, MMA, ICMBio, Ibama, Marinha do Brasil e IPEA.

Você pode ver abaixo:

LinhaDoTempo_Pesca_2020

Importante! Durante o fenômeno da piracema, a pesca é geralmente proibida por lei, uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie. Vale lembrar que o desrespeito à lei pode ocasionar multa e apreensão do material pescado, portanto, antes de arrumar seus apetrechos e curtir uma pescaria, informe-se a respeito das espécies que podem ser capturadas, certificando-se de que não estão em fase reprodutiva.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.