#MeuBusão – App para quem usa transporte público e algumas observações…

Nas últimas semanas comecei a perceber como os terminais de ônibus estão mais limpos, já comentei aqui sobre a iniciativa de amenizar o impacto visual dos terminais e também do novo projeto para reestruturação do sistema de transporte da cidade. Foi bem rápida a mudança, não sou coligada a partido nenhum e nem quero, mas quando há uma mudança benéfica, acho que isto deve ser sim, ressaltado.

#MeuBusão

Mas hoje quero falar da minha experiência de ontem com o app Meu Busão, este app já é conhecido por algumas pessoas principalmente aqui em Palmas/TO, afinal, ele só é funcional para quem utiliza o transporte público da capital. Bom, ele não tem nada, nada mesmo, de espetacular, mas se tornou eficiente, apenas por um (01) detalhe. Quando no terminal, ele te mostra em ordem regressiva do tempo o quanto falta para o ônibus sair! Brilhante, falei disto no post anterior, que em Dublin tinham placas eletrônicas na maioria dos pontos, e que o serviço era este, mostrava quanto tempo faltava para o ônibus encostar.

Além disto, ele mostra todas as linhas de ônibus que circulam na cidade, os horários, as rotas e as paradas… O único recurso que nunca consegui executar, é o “tempo real”, que deveria ser “onde o ônibus está neste momento”. Bom, pelo menos comigo, nunca funcionou… (rs)

Para quem já conhece a cidade e entende dos tempos de percursos do ônibus (quando fora do terminal), consegue calcular aproximadamente quanto tempo falta com a ajuda do app… O melhor de ontem, foi ver a pontualidade do motorista. Ok! Não é sempre assim, sabemos que não é. Mas aqui o transporte público me oferece um bom serviço, não é puxando o saco de ninguém, apenas sei os horários que ele passa, sei os intervalos e pronto, só esperar (geralmente não passa de 20 minutos, quando você acabou de perder o último, mas pelo o que vi, o app pode ajudar nisto… Além disto, posso escolher horários em que não terá muitas pessoas.

Claro que ainda temos velhos problemas no transporte público de Palmas, como terminais mal feitos (principalmente em períodos chuvosos, sem infraestrutura, banheiros nada decentes – colocaram 2 banheiros químicos, o que não é tão agradável, e também não sei a periodicidade de limpeza destes). Mas como há algo novo vindo por aí, e espero que realmente saia o que foi apresentado à população. Principalmente a  integração modal (ciclovias, transporte coletivo e via lago/embarcações).

Confesso que tenho esperanças que dê certo… Enquanto isto, vou aproveitando o que tenho… Transporte público, um app útil e só!

E vocês? Como é o transporte público de sua cidade?

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.