Plantas subaquáticas carnívoras fazem sua refeição com o poder do vácuo

 

Utilizando câmeras de alta velocidade, os pesquisadores têm obtido imagens destas plantas subaquáticas em suas emboscadas, criando um turbilhão que sugam as criaturas pequeninas – tudo em cerca de meio milissegundo. Isso é parte do equipamento de ação mais rápido na Terra.

“Utricularia são as menores plantas carnívoras e também, evidentemente, os mais sofisticados”, diz Lubomír Adamec, fisiologista vegetal da Academia de Ciências da República Checa. Esses vegetais são pontilhadas com pequenas armadilhas, muitas vezes, não maior do que uma formiga.

Apesar de décadas de interesse por essas plantas nefastas, os botânicos não poderiam dizer com certeza como as armadilhas funcionam. Estas plantas subaquáticas eram muito rápidos para as câmeras da velha escola. Mas com o poder das novas câmeras de alta velocidade, os biólogos podem obter os seus “close-ups”, diz Adamec.

“Ele puxa” a água com redemoinhos minúsculos que se movem em velocidades de até cerca de 3 quilômetros por hora.

Os físicos já tinha previsto essa armadilha em 2005, mas este estudo dá um bom aspecto do que realmente ocorre, diz Albert Victor, um biólogo da Universidade de Buffalo, em Nova York. Carnívoro não é uma coisa trivial para essas plantas, também, diz ele. Como os comedores de carne, estas plantas florescem em habitats áspero e estranho de pântanos para o interior das bromélias, em forma de tigela em plantas tropicais. “Eles estão loucos”, diz ele.

 

E talvez considera-se como uma loucura útil, Marmottant diz. Como físico, ele está menos interessado na ecologia do que o fluxo de líquido em ambientes muito pequenos. Estas plantas movem fluidos tão bem, diz ele, que poderia inspirar novas ferramentas de laboratório como pipetas. Esses instrumentos, de pegar e cuspir gotas minúsculas de líquido, são importantes na indústria de biotecnologia. “Poderiam agir como uma pipeta pequenas”, diz ele. “Isso pode ser usado em dispositivos em miniatura”.

bladderwort-sem-carmen-weisskopf

Imagem: pequeno crustáceo

 

Considerando que parece ser uma loucura o cientista pensar nos utensílios utilizados na ciência, é conveniente pensar que, estes pequenos organismos são bem interessantes em relação a sua força, rapidez e habilidade. As imagens do vídeo também são incríveis!

                                                                                             Fonte: Wired Science

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

One thought on “Plantas subaquáticas carnívoras fazem sua refeição com o poder do vácuo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.